Teresópolis toda na Internet

 

 

Alunos da EJA lançam livro

Educação de Jovens e Adultos descobre talentos

Professor Carlos Brunno e aluna da Oficina Novas Letras apresentam a coletânea de poesias - Foto: Ana Paula CoutinhoTeresópolis, 17/11/2010 - Encerrando o trabalho realizado durante o ano de 2010 pelo professor de Língua Portuguesa Carlos Brunno, na oficina “Novas Letras” no Centro Educacional Roger Malhardes (Cerom), foi lançada na última sexta-feira, 12 de novembro, a coletânea de poemas UniVersos II, no SESC Teresópolis.

Acompanhada pela Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, a solenidade teve a participação de alunos, professores, funcionários, familiares e equipe diretiva da escola.

A oficina “Novas Letras” acontece toda sexta-feira no Cerom, de acordo com a nova metodologia da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e tem como meta despertar o gosto pelas obras poéticas, formar leitores e produtores de poemas.

Segundo a Secretária Magali Tayt-Sohn, o trabalho desenvolvido pelo professor Carlos Brunno encontra amparo perfeito na nova proposta pedagógica da EJA. “Apresentar os processos de aprendizagem sob um olhar diferenciado é o que tentamos fazer na EJA de Teresópolis e, graças a iniciativas como esta do professor Carlos Brunno, temos alcançado um grande sucesso”, comemorou Magali.

Orgulhosos de suas produções, os alunos apresentaram seus poemas e autografaram sua segunda coletânea. A diretora do Cerom, professora Marcia Lopes, ficou encantada com as emoções da noite, segundo ela, evidenciada a cada música, verso e estrofe. “Nossos alunos passaram da condição de meros espectadores para senhores e sabedores de um patrimônio que lhes pertence por direito: a Língua Portuguesa”, enalteceu.

Para a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, professora Ana Paula Coutinho, trabalhar literatura e escrita de poemas na escola é um grande desafio que foi realizado com excelência pelos envolvidos no projeto. “O desenvolvimento desse trabalho através de uma oficina possibilitou a criação de uma ambiente diferente da sala de aula tradicional. À medida que os estudantes foram lendo os poemas e desvendando significados, eles também despertaram para a importância da leitura, da reflexão e da criação. Parabéns a todos os envolvidos”, felicitou Ana Paula.

O professor Carlos Brunno fez questão de lembrar que esta foi uma vitória do esforço coletivo, onde poesia e emoção se abraçaram para criar uma nova realidade. “Durante esse semestre vivemos um turbilhão de emoções, milhões de versos nos olhos brilhantes, vencemos o medo e a desconfiança, choramos, suamos, sonhamos, sorrimos e, mais uma vez, a arte ganhou destaque”, comemorou o professor. “E tudo isso é só o começo, pois poemas bem feitos só conhecem um final: a eternidade”, finalizou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui