Teresópolis toda na Internet

 

 

Construção do Plano Municipal de Cultura

Palestras vão até dezembro

Teresópolis, 12/11/2010 - Dando prosseguimento à programação, estão sendo realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), às 19h, as palestras do Seminário para Construção do Plano Municipal de Cultura. Promovido pela Secretaria de Cultura de Teresópolis e pelo Conselho Municipal de Cultura, o seminário tem como objetivo traçar o diagnóstico cultural de Teresópolis, visando a construção do Plano Municipal de Cultura.

São sete encontros, realizados sempre às sextas-feiras, até o dia 3 de dezembro, com abordagens de um novo tema a cada semana. Nesta sexta, dia 12, o assunto em pauta é ‘Culturas afro-brasileira, branca e indígena’.

O seminário teve início no dia 22 de outubro, com a palestra da chefe do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis, Regina Rebello, que abordou o tema ‘Patrimônio Histórico, Memória e Museologia’. No dia 29, o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e o engenheiro agrônomo Beto Selig discorreram sobre ‘Culturas Urbanas e Culturas Populares’. Na semana passada, dia 5 de novembro, foi a vez da professora e documentarista Maria Luiza Aboim e da artista plástica Maria Tornaghi, que defenderam o tema ‘Audiovisual e Artes Visuais’, com destaque para as leis do audiovisual e editais. “Quanto mais debatermos os temas, melhor as ideias se organizarão. Isso é ótimo para a formulação do plano”, comentou Maria Tornaghi.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o seminário é mais uma importante ferramenta no processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura. “Além das orientações do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual de Cultura, precisamos nos basear na nossa experiência, valorizando nossos atrativos na busca de atender nossas demandas. Não precisamos apenas de um plano de cultura, precisamos de um plano de cultura que se mostre eficiente para Teresópolis. Daí a relevância deste seminário, que permite a discussão e oportuniza o aprofundamento a respeito da questão”, avalia.

Após a reunião desta sexta, dia 12, ainda restam três encontros: dia 19, tratando do tema ‘Artesanato e Redes Sociais’; dia 26 de novembro, com ‘Música e Literatura’; e no dia 3 de dezembro, finalizando o seminário, serão discutidos os interesses da ‘Dança, Teatro e outras manifestações artísticas’.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui