Teresópolis toda na Internet

 

 

Confira os vencedores do PoÊterÊ

Dia de muita festa no FESO Pro Arte

O público apreciou shows, contos de histórias, atividades circenses, filmes, apresentação de corais, exposição de arte, entre outras atrações - Foto: Giovana Campos/UNIFESOTeresópolis, 11/11/2010 - No dia 6 de novembro, o Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) abriu seus ambientes para receber as mais diversas atrações homenageando a cultura brasileira, durante um dia inteiro de atividades que entretinham de pequenas crianças a adultos de idade avançada, além de revelarem talentos da literatura da nossa cidade.

A décima edição do Festival de Poesias FESO Pro Arte – PoÊterÊ – incitou todos os participantes a refletir sobre uma das grandes preocupações que envolve o nosso planeta, abordando o tema “O Poeta na Natureza – preservar é viver”.

Como revelou Jorge Bragança, coordenador geral do CCFP, o sucesso do festival vem desde a primeira edição com a maratona de atividades oferecidas, já tradicionais no evento e bem conhecidas no meio cultural.

“Já tivemos como patronos do evento grandes nomes como os escritores Luís Fernando Verissimo, João Ubaldo Ribeiro e Zuenir Ventura, por exemplo. Este é um movimento multicultural em prol da arte e da literatura, que tem como característica marcante o fato de oferecer oportunidade para as pessoas demonstrarem seus talentos”, disse.

Quem também destacou a importância de se valorizar a cultura da nossa região foi o jornalista Wanderley Peres, secretário municipal de Cultura. “Percebo que nos últimos anos o PoÊterÊ tem conseguido trazer pessoas que não tinham a oportunidade de se apresentar em outros espaços. O homem não vive sem a cultura e, às vezes, ela está mais perto do que se pensa. Muita gente não percebe isso e acaba seguindo outras culturas, como a americana, por exemplo”, observou. O secretário também participou do evento ministrando uma palestra sobre o tema do seu livro “SOS Paquequer”.

“O poeta na Natureza: Preservar é Viver”: tema retratado através da imaginação de diversos autores que se inscreveram no concurso de poesias - Foto: Giovana Campos / UNIFESOConcurso de Poesia

“O poeta na Natureza: Preservar é Viver”. Este tema foi retratado através da imaginação de diversos autores que se inscreveram no concurso do PoÊterÊ, e interpretado pelo público que lotou o Salão Nobre do FESO Pro Arte para refletir, através da arte da linguagem humana, as consequências que a natureza vem sofrendo com a ação do homem.

A estudante Maria Júlia de Sá Gircys, do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), recebeu o prêmio de Jovem Poeta com o texto “Mudando o Mundo”.

A melhor poesia da categoria Poeta foi para o artesão Luiz Cláudio Santiago Bernardes, que usa o nome artístico Santiago J. Gomes. “Escrevo desde criança e sempre tive gosto pela literatura. Já participei de outros concursos em Ubatuba (SP), onde eu morava, e quando li sobre o concurso num jornal local resolvi me inscrever, e estou muito feliz por participar deste evento tão bem organizado”, contou.

O primeiro lugar para o Poeta da Maturidade foi conquistado pela aposentada Clara Waismann. Emocionada, ela resumiu o motivo pelo qual gosta de escrever. “Ao usar as palavras de forma correta elas atingem a quem lê e a quem ouve”, declarou.

Os prêmios foram entregues pelos poetas convidados Sandra Pimentel, Ronaldo Fialho, Pedro Lage, Pedro Lago e Ivan da Matta Machado. Cada poeta vencedor recebeu um certificado e um exemplar do livro “Diário Inventado”, de autoria da personalidade poética do evento, a escritora Flávia Savary. “Todo evento cultural como este é válido porque abre espaço para os artistas compartilharem suas obras e se reunirem. Além disso, o evento gira em torno da literatura e agrega outras atividades que envolvem a cultura, mas dispensam palavras, como as circenses”, avaliou.

A tarde de poesia foi conduzida pela idealizadora do evento, professora Tamine Elmôr, assessora do CCFP. No fim, o palco foi da plateia, que também interpretou suas obras.

“Preservar é Viver”

As questões ambientais foram bastante exploradas pelos expositores e participantes desta edição do Festival. O curso de Pedagogia do UNIFESO reuniu crianças para a “Oficina de Educação Ambiental”. Para a professora Gicele Faissal de Carvalho, que acompanhou a oficina, “este trabalho é muito importante para a formação dos estudantes do curso, pois lidamos com um público diversificado, além de ser um trabalho fora da sala de aula”.

O público também apreciou shows musicais, contos de histórias, atividades circenses, um simulador de erosão, filmes, apresentação de corais, exposição de arte, banners, entre outras atrações para chamar a atenção quanto à preservação ambiental.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui