Teresópolis toda na Internet

 

 

Projeto Turismo em Parques

Iniciativa do Ministério do Turismo em Teresópolis

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Foto: Arquivo Portal TerêTeresópolis, 10/11/2010 - Até a próxima segunda, 15, estará sendo realizada em Teresópolis a primeira fase do Projeto Turismo em Parques. A iniciativa é do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), SEBRAE e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e é executada pela Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta).

O objetivo da ação é valorizar a cadeia produtiva do turismo em torno de cinco parques nacionais do país definidos pelos parceiros, entre eles o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O município foi selecionado para participar do projeto por contar com uma parte expressiva do território da unidade de conservação.

A ideia é integrar o parque a todos os setores ligados ao turismo na região, visando o desenvolvimento de ações cooperadas e a valorização da conservação natural da área e competitividade da atividade turística nesses espaços. Além disso, a criação de valores e a identidade local com o parque serão fomentadas. O Projeto envolve ações de diagnóstico e mapeamento dos produtos turísticos existentes no interior das unidades de conservação e no entorno em sua primeira etapa, bem como de pesquisa qualitativa das inter-relações dos elos da cadeia produtiva do turismo no entorno dos cinco parques nacionais. Ou seja, parte do trade turístico do município passará por avaliação, como hotéis, restaurantes e empresas que trabalham com o receptivo turístico.

Equipe da empresa Ciclus Projetos Turísticos e Sociais realiza trabalho de campo em Teresópolis até a próxima segunda-feira, 15 de novembro. A ação também acontece nos municípios vizinhos de Nova Friburgo e Petrópolis. Neste período, serão visitados atrativos, atividades e equipamentos, contando com o acompanhamento de representantes da Secretaria Municipal de Turismo.

“Desta ação sairá um documento, através do Ministério do Turismo, que deverá orientar o Governo Municipal a respeito dos itens avaliados. Teremos uma orientação do que deve ser melhorado para alcançar um nível de excelência na área de ecoturismo, uma das vocações de Teresópolis”, avalia o Secretário Municipal de Turismo, Michel Al Odeh.

O Secretário de Meio Ambiente, Flávio Castro, destaca a importância desta iniciativa, lembrando que o município conta com três importantes unidades de conservação em seu território: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com 20 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos, com 46.350 hectares, e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, criado em julho de 2009 pelo Prefeito Jorge Mario e que abrange uma área com cerca de 5 mil hectares. “É uma ação estratégica para a cidade a fim de fomentar o turismo como atividade não poluidora e geradora de empregos. Esse tipo de iniciativa corrobora a política de gestão ambiental promovida pelo Governo Municipal, que preza pelo apoio à gestão e estruturação das unidades de conservação, mesmo de outras esferas de governo”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui