Teresópolis toda na Internet

 

 

Cultura de Raiz agitou a Casa de Cultura

Clima animado na 10ª edição do eventoAmado Rodrigues, com Genaro da Zabumba, Zé Lopes, Timbira e Nilton Mendes - Foto: Cláudio Furtado

Teresópolis, 10/11/2010 - Uma manhã quase de verão, com sol e calor, e muita alegria. Com esse clima animado, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, sediou, no último domingo, 7 de novembro, o 10º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis – temporada 2010. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com a coordenação do Subsecretário Ronaldo Fialho, o evento reuniu música, verso e prosa, num ambiente descontraído e aconchegante.

“Com um ano e meio de edições bem-sucedidas, o Cultura de Raiz se tornou um dos pilares da Secretaria de Cultura. Tanto que agora conta com uma segunda edição mensal, realizada de forma itinerante”, avaliou o Prefeito Jorge Mario.

Foto: Cláudio FurtadoPara o Secretário Wanderley Peres, as principais propostas do Cultura de Raiz são a valorização da música de raiz, o estímulo ao artista da terra, incentivando-o a troca de experiências e o aperfeiçoamento de seu desempenho. “Essa interação entre os artistas é tudo de bom para a cultura popular”, completou.

Com formato de programa de auditório, cenário de cozinha de roça e apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, o 10º Cultura de Raiz contou com mais de 20 apresentações, dos mais diversos artistas, utilizando variados instrumentos. Entre as presenças, destaque para Francisco Corino e Antônio Ceará, que abriram o programa em ritmo de baião, com ‘Asa Branca’, e para o grupo formado pelos sanfoneiros Zé Lopes e ‘Seu’ Timbira, Genaro da Zabumba e Nilton Carvalho Mendes, que animaram com ‘Fede, mas é gostoso’, entre outras canções de forró. Vera Boccard, acompanhada de Paulo Medeiros, encantou o público com ‘Felicidade’, enquanto Amado Rodrigues agradou em cheio com ‘O que tem a rosa’ e ‘As mocinhas da cidade’.

Regina Din, Carmem Bartoly e Ronaldo Fialho, ao fundo - Foto: Cláudio FurtadoIvanil e Geraldo Resende optaram por ‘Vida de gado’. “É sempre um prazer participar do Cultura de Raiz. Esse clima gostoso, esse ambiente agradável, muitos artistas. Só temos a agradecer pelo convite”, comentou Ivanil. Destaque também para a dupla formada por Carmem Bartoly e Regina Din. Acompanhadas de Alvaro Pio, as duas cantoras emocionaram a plateia com ‘Tocando em frente’, de Almir Sater.

Um dos momentos marcantes do encontro foi a apresentação do violeiro José Rodrigues, que encantou o público com sua música de improviso e com ‘O uirapuru da saudade’. Após alguns meses afastado, o acordeonista Candido Neto retornou e agradou em cheio com ‘Sabiá’ e ‘Pagode Russo’.

Coral Municipal - Foto: Cláudio FurtadoDestaque ainda para o Coro Municipal, que se apresentou sob a regência do maestro Ricardo de Oliveira e encantou a todos com ‘Sorri’, ‘Caçador de mim’ e ‘Prece ao vento’. Crésio da Vila, acompanhado de Genaro da Zabumba, Deucesílio e Jacaré, animou a plateia com ‘Enrosca’ e ‘Hipocrisia’, seguido dos jovens Mario Brito e Tadeu, que deram sequência ao ritmo com ‘Último pau de arara’.

O 10º Cultura de Raiz teve ainda a participação de Mario do Violão, com ‘Ciúme de tudo’ e ‘Se Deus me ouvisse’. Encerrando o programa, sucesso na voz de Gisele Rosini, Charles Anjo e Ivson Lins, em canções como ‘Brinquedo de Papel Machê’, ‘Asa Branca’ e ‘Ciranda da rosa vermelha’.

Além da movimentação interna, o evento teve ainda a participação da Feira Agroecológica, que montou estande na área externa da Casa de Cultura, onde o público pode encontrar geléias, doces e o famoso suco verde.

Participantes

Participaram do 10º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2010 os seguintes artistas: Francisco Corino, Antonio Ceará, Paulo Medeiros, José Lopes, Genaro da Zabumba, Nilton Carvalho Mendes, ‘Seu’ Timbira, Vera Boccard, Amado Rodrigues, Daniel Vieira, Ivanil Resende, Geraldo Resende, Alvaro Pio, Carmem Bartoly, Regina Din, José Rodrigues, Cândido Neto, Coro Municipal (com o maestro Ricardo de Oliveira), Crésio da Vila, Deucesílio, Jacaré, Mario Brito, Tadeu, Ivson Lins, Mario do Violão, Lampião (ex-Mocotó de Frango), Zé Luis, Charles Anjo, Gisele Rosini e Nando Gabrielli.

Cultura de Raiz Itinerante

Seguindo o cronograma, no próximo dia 20 de novembro, sábado, será realizada a segunda edição do Cultura de Raiz Itinerante. Nos mesmos moldes do programa original, o evento acontecerá no Campo Grande – final da Posse, a partir das 19h.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui