Teresópolis toda na Internet

 

 

Ministério do Trabalho monitora ProJovem

Visita técnica em TeresópolisLeika Galletti conversa com alunos do ProJovem Trabalhador - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 10/11/2010 - Em visita técnica a Teresópolis, na última segunda, 8 de novembro, a Coordenadora de Articulação do Ministério do Trabalho e Emprego, Leika Galletti, fez o monitoramento em três núcleos do ProJovem Trabalhador (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), instalados nas escolas municipais Mariana Leite Guimarães (Bonsucesso – 3º Distrito), Paulo Freire (Vale do Paraíso) e Helena de Paula Tavares (Araras).

A avaliação foi acompanhada pelo Secretário Municipal de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, e pelo coordenador geral do programa no município, Valdir Roberto da Silva.

Secretário Marcos Ferreira dos Santos acompanha a visita técnica da representante do Ministério do Trabalho Leika Galletti aos núcleos do ProJovem Trabalhador - Foto: Roberto FerreiraNa Escola Mariana Leite Guimarães funcionam três turmas do ProJovem Trabalhador, reunindo 99 alunos em vários módulos dos cursos de Administração e de Turismo e Hospitalidade.

A Escola Paulo Freire conta com 11 turmas, num total de 380 alunos nos cursos de Administração, Esporte e Lazer, Serviços Pessoais e Serviços Domiciliares. Neste núcleo funciona um espaço de beleza, com equipamentos e móveis de um salão de beleza para as aulas práticas dos módulos de maquiador, cabeleireiro, depilador, manicure e pedicure. Já o núcleo do programa instalado no Centro Educacional Helena de Paula Tavares tem nove turmas, totalizando 290 alunos que frequentam os módulos dos cursos de Administração, Serviços Domiciliares e de Turismo e Hospitalidade.

“Estamos percorrendo os municípios para ver como o programa funciona e se está seguindo o planejamento do Ministério do Trabalho. Ouvimos os alunos, público-alvo do programa, e esclarecemos suas dúvidas. O monitoramento visa principalmente a orientação”, explicou Leika Galletti, acrescentando que ficou bem impressionada com o funcionamento do ProJovem Trabalhador em Teresópolis. “Percebi a satisfação dos jovens tanto com os cursos e monitores como com o transporte e material. Está seguindo o programado”, observou.

Para o coordenador geral do ProJovem Trabalhador em Teresópolis, Valdir Roberto da Silva, a boa impressão da representante do Ministério do Trabalho pode render bons frutos para Teresópolis. “Pelo que ouvimos da coordenadora de articulação, a visita ficou a contento em termo de estrutura, transporte e ajuda de custo. Acredito que há o interesse do Ministério em renovar o programa e trazer novos cursos no próximo ano”, comentou.

Trabalho e renda

Funcionando em Teresópolis desde 16 de agosto, resultado de articulação política do Prefeito Jorge Mario junto à União, o ProJovem Trabalhador é um programa do Governo Federal que prepara os jovens para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de renda. Reúne aproximadamente 1.020 jovens, distribuídos em cursos gratuitos nas áreas de Administração, Esporte e Lazer, Saúde, Serviços Domiciliares, Serviços Pessoais, Telemática e Turismo e Hospitalidade. Os alunos frequentam aulas teóricas e práticas de segunda a quinta, das 18h às 22h.

Os cursos do ProJovem Trabalhador são vinculados à Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego e têm duração de seis meses. Os alunos têm direito a lanche, transporte até o local do curso, material pedagógico com todo o conteúdo a ser estudado e duas camisetas, garantidos pela Prefeitura. A ajuda de custo é de R$ 600 durante todo o período dos cursos. O auxílio é liberado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mediante comprovação de frequência mínima obrigatória de 75% das aulas.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui