Teresópolis toda na Internet

 

 

Festivais de Teatro, Cinema, Folia de Reis e Natal

Cultura fecha parcerias para novos projetos

Folia de Reis será referência na Região - Foto: Arquivo / AsComTeresópolis, 03/11/2010 - O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, passou por um tour de reuniões na última semana, em três municípios. Esteve em Carmo, em Petrópolis e no Rio de Janeiro, com o objetivo de estreitar o relacionamento com outros municípios, o Estado e a iniciativa privada e alavancar recursos para projetos culturais. Como resultado das reuniões, a confirmação de novos projetos culturais para os próximos meses.

No dia 25, o secretário esteve em Carmo, onde participou de mais um Encontro Regional de Cultura. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o encontro teve como meta avançar na questão da construção do Plano Estadual de Cultura.

Só que, desta vez, mais uma conquista foi alcançada. Ficou acordada a participação dos 14 municípios que compõem a região no Festival de Folia de Reis de Teresópolis, marcado para os dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2011.

“Nosso Festival se tornará um Festival Regional de Folia de Reis, com 14 folias diferentes, cada uma representando um município”, comemora Wanderley Peres, que, na ocasião, apresentou um vídeo institucional com as realizações da Secretaria de Cultura de Teresópolis ao longo de 2010. “Tem sido muito proveitoso saber o que os outros secretários estão fazendo, que projetos vêm desenvolvendo e as dificuldades que estão encontrando. Temos aprendido muito com esses encontros e o próximo será em Teresópolis, no dia 29 de novembro, quando a Secretaria Estadual de Cultura apresentará um seminário para ensinar aos municípios da região como construir os seus fundos de cultura”, anuncia Wanderley Peres.

Natal na Serra e Festivais de Cinema e de Teatro

Acompanhando o Secretário de Planejamento, José Alexandre Almeida, na terça-feira, 26, Wanderley Peres esteve em Petrópolis, onde se reuniu com o presidente da Fundação Petrópolis de Cultura e Turismo, Charles Rossi. O objetivo da visita foi acertar a parceria com aquele município, visando obter recursos junto ao Governo do Estado do Rio para divulgar de forma conjunta o Natal na Serra, oferecendo ao público as opções de decoração e de programação natalina das duas cidades. “Unindo esforços, Teresópolis e Petrópolis se tornam mais fortes, o que favorece a obtenção dos recursos que precisamos”.

Por fim, nesta quarta-feira, 27 de outubro, Wanderley Peres esteve no Rio para uma reunião com a diretoria do SESC Rio. Mais uma vez, a intenção da visita foi a busca de recursos para outros dois projetos: o Festival de Teatro e o Festival de Filmes de Montanha, ambos previstos para novembro. “O resultado foi mais do que positivo. Conseguimos o apoio necessário para podermos promover mais estes dois importantes festivais. Firmar esta parceria com uma entidade tão conceituada como o SESC, que acredita e promove a cultura, só ratifica a seriedade do trabalho que vem sendo realizado em Teresópolis”, conclui.

O Festival de Filmes de Montanha será realizado nos dias 11, 12 e 13 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, e o Festival de Teatro será realizado de 16 a 28 de novembro, com encenação de espetáculos teatrais em diversos pólos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui