Teresópolis toda na Internet

 

 

Cultura de Raiz Itinerante

Primeira edição aconteceu em Bonsucesso

Genaro da Zabumba, ‘Seu’ Timbira, Zé Lopes e Nilton Carvalho Mendes - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 28/10/2010 - No último sábado, dia 23 de outubro, foi realizada em Bonsucesso a primeira edição do Cultura de Raiz Itinerante, o primeiro desdobramento do Encontro de Cultura de Raiz. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a atividade levou à região artistas populares, que apresentaram à comunidade muito forró e ciranda, entre outros estilos da música de raiz.

“Mais do que levar a cultura popular às comunidades, apresentando o projeto e resgatando a música de raiz, o Cultura de Raiz Itinerante tem como finalidade descobrir um número ainda maior de artistas populares, dando a estes artistas a oportunidade de apresentação em público que eles merecem”, afirmou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A dupla Tony e Anderson - Foto: Cláudio FurtadoAs atrações foram realizadas no centro de Bonsucesso, próximo ao Serviço de Pronto Atendimento da comunidade, num palco especialmente montado para o projeto. Como tradicionalmente acontece no Encontro de Cultura de Raiz, realizado no primeiro domingo de cada mês na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o evento teve a apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig.

“Em função do sucesso do Encontro de Cultura de Raiz e em conseqüência de todo o trabalho realizado desde abril de 2009, criamos o Cultura de Raiz Itinerante, um desdobramento positivo do projeto, possibilitado pelos recursos obtidos através do Padec (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro)."

"A partir de agora, serão sempre dois encontros por mês, um no primeiro domingo do mês, na Casa de Cultura, como já vem acontecendo desde o ano passado, e outro no terceiro sábado do mês, sempre visitando uma comunidade diferente. Ainda temos algumas arestas a aparar, mas a primeira edição já nos indica que o caminho, certamente, é esse”, avalia o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, coordenador do projeto.

Quem abriu a noite em Bonsucesso foi o sanfoneiro Zé Lopes, que cantou acompanhado de ‘Seu’ Timbira, no agogô, Genaro da Zabumba e Nilton Carvalho Mendes, no pandeiro. ‘Barra Limpa’, de Martinha, esteve no repertório e foi um dos sucessos apresentados. Logo depois, o quarteto mudou de posição e quem assumiu a sanfona foi ‘Seu’ Timbira, acompanhado agora por Zé Lopes, e também por Genaro e Nilton.

Em seguida, foi a vez de Tony e Anderson se apresentarem. Com muito entusiasmo, a dupla apresentou repertório variado, incluindo sucessos do forró, como ‘Fricote’, ‘Xote dos Milagres’ e ‘Frevo Mulher’. “É bom demais participar de um projeto como este. Com o Cultura de Raiz Itinerante, as pessoas vão conhecer ainda mais os excelentes valores da música de Teresópolis. A Secretaria de Cultura acertou em cheio com essa iniciativa”, comentou Tony.

Representando os artistas locais, também se apresentou o acordeonista Zé Quirino, que contou com Genaro da Zabumba e Nilton Mendes para mostrar ao povo seu forró. E encerrando a noite, foi a vez da Banda Sobretudo. Mesmo com chuva, Luciano Coutinho, Pamela Z, Lino, Tito, Marcelo e Denis Lopes não perderam o ânimo e agitaram com clássicos como ‘Ai que saudade d’ocê’, ‘Vida de Gado’ e ‘Avohai’. Destaque ainda para ‘Céu’, primeira música de trabalho composta pela banda, que vem fazendo sucesso por onde passa. “A Secretaria de Cultura é uma parceira nota 10. Não poderíamos estar em outro lugar. Só temos a agradecer por todas as oportunidades”, comentou Luciano Coutinho, vocalista do grupo.

Com o objetivo de reunir música, verso e prosa em ambientes descontraídos, o próximo Cultura de Raiz Itinerante está marcado para o terceiro sábado de novembro, dia 20. E assim como na estreia, os participantes do próximo Itinerante serão escolhidos a partir do 10º Encontro de Cultura de Raiz, a ser realizado no dia 7 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui