Teresópolis toda na Internet

 

 

Restaurante Popular de Teresópolis

Projeto aprovado, recursos depositados

Prefeito Jorge Mario (ao centro) e Secretário Rudimar Caberlon recebem o projeto do Restaurante Popular - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 27/10/2010 - Foi apresentada ao Prefeito Jorge Mario na última segunda, 25, a maquete eletrônica do Restaurante Popular de Teresópolis.

Utilizando recursos de convênio firmado entre a Prefeitura de Teresópolis e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a unidade será construída em terreno localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, na Várzea. No espaço será oferecida alimentação saudável ao preço previsto de R$ 1, em local confortável e de fácil acesso.

A localização é estratégica, pois fica na entrada do bairro de São Pedro, um dos mais populosos da cidade. Além disso, a Rua Tenente Luiz Meirelles é a principal via de acesso aos bairros populares de Jardim Meudon, Meudon, Vale da Revolta, Fonte Santa e Quinta Lebrão.Reprodução do projeto apresentado

O Restaurante Popular funcionará de segunda a sexta, com capacidade para servir 1.000 refeições diárias, e a expectativa é que o local esteja aberto já no primeiro semestre de 2011.

“Tentaremos incluir o café da manhã, conforme orienta o Ministério de Desenvolvimento Social. Temos condições de tornar o restaurante multiuso, atendendo o melhor possível a comunidade que vai se servir dele, oferecendo à nossa comunidade uma alimentação de qualidade”, adiantou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Rudimar Caberlon.

Segundo ele, o Restaurante Popular não oferece concorrência com restaurantes e lanchonetes localizados em seu entorno. “Estudos comprovam que onde existe Restaurante Popular nenhum restaurante ou lanchonete foi afetado. Pelo contrário, a unidade acabou inclusive sendo um regulador do preço de mercado, favorecendo a população que usa esse serviço”.

“Esse projeto é um marco na história do município e significa o cumprimento de mais um compromisso nosso de gestão. Vamos atender trabalhadores e a população de baixa renda, que necessitam dessa importante política pública, garantindo o acesso à alimentação adequada”, salientou o Prefeito Jorge Mario, preocupado em atender a população mais carente da cidade, e lembrando que o local onde o Restaurante Popular será construído foi desapropriado pela Prefeitura. O investimento será realizado através de recursos próprios do município.

Sustentabilidade

O projeto arquitetônico, apresentado pela empresa WG Arquitetura, contratada por licitação para o serviço, segue o conceito de sustentabilidade. “Elaboramos um sistema de reuso de água e do aproveitamento da ventilação e iluminação naturais, para evitar custos e proporcionar um ambiente melhor no interior do restaurante. Também procuramos manter no projeto uma mistura das características contemporâneas, onde teremos a concepção do telhado, todo em estrutura metálica, e revestimento da base do restaurante em cerâmica imitando o tijolo maciço, que é uma característica da arquitetura da região”, explicou o engenheiro civil Cláudio Dutra. Após aprovação do projeto arquitetônico será elaborado edital de licitação para a contratação de empresa responsável pela construção.

Restaurante popular

Restaurantes Populares são Unidades de Alimentação e Nutrição destinadas ao preparo e à comercialização de refeições saudáveis, oferecidas a preços acessíveis à população, localizadas preferencialmente em grandes centros urbanos de cidades com mais de 100 mil habitantes.

O público beneficiário dos restaurantes é formado por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. O Ministério do Desenvolvimento Social apoia a instalação de Restaurantes Populares através do financiamento de projetos de construção, reforma e adaptação de instalações prediais, aquisição de equipamentos permanentes, móveis e utensílios novos.

Os estados, municípios e o Distrito Federal, interessados na parceria para implantação do programa, devem participar do processo de seleção pública, divulgado por meio de editais, atendendo aos critérios estabelecidos no manual do programa, publicado anualmente no endereço eletrônico do Ministério.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui