Teresópolis toda na Internet

 

 

Destaques da Semana da Ciência

Trabalhos acadêmicos de alunos da cidade

Foto: Giovana Campos/UNIFESOTeresópolis, 27/10/2010 - Usar a realidade virtual como aliada no tratamento fisioterápico, a energia da terra e a movimentação de veículos para gerar mais energia, as simulações gráficas em 3D para controlar uma estação terrena, as embalagens de açúcar para fazer sacolas.

Estes são alguns dos objetivos de projetos criados pelos estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) que chamaram a atenção do público que visitou as exposições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu de 18 a 24 de outubro. O evento teve como objetivo mobilizar a população em torno de atividades que visavam estimular a difusão de conhecimento e o debate sobre a utilização de recursos naturais brasileiros com sustentabilidade.

Na sexta-feira, dia 22, os estudantes do curso de Fisioterapia convidaram os visitantes para uma avaliação de postura e equilíbrio. Para o estudo, os acadêmicos demostraram como utilizar o console Nintendo Wii no diagnóstico de pacientes com desequilíbrio. Como explicou o professor Renato Almeida, da disciplina de Imagenologia, entre as vantagens deste trabalho está a atividade lúdica e o biofeedback, ou seja, a pessoa pode entrar em contacto com alguns aspectos de seu sistema biológico, de forma que ele aprenda por tentativa e erro. “Entre outras funções de reabilitação do paciente, este estudo também auxilia nas pesquisas científicas”, contou, ressaltando que foi a aluna Quésia Gonçalves, do 8º período, que realizou este trabalho.

Foto: Giovana Campos/UnifesoTambém dividiu a atenção do público o Tour Virtual na Estação Terrena de Guaratiba, de onde são controlados os Satélites e Serviços de Comunicações via satélite da Star One, Embratel e Via Embratel.

Totalmente desenvolvido no Laboratório Star One, localizado no Campus Sede do UNIFESO, o aplicativo é uma simulação gráfica em 3D criada a partir de modelagem gráfica e fotografias, representando o movimento de uma câmera virtual que permite ao usuário “passear” através dos ambientes externo e interno da Estação Terrena, sem que ele tenha que se deslocar até o local. O projeto envolveu alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção do UNIFESO, e funcionários das áreas de Marketing e Engenharia da Star One.

Foto: Giovana Campos/UNIFESOOs futuros engenheiros também mostraram seus talentos no sábado, dia 23, na exposição Projetos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção. Entre os destaques que impressionavam o visitante, estavam os projetos de energia piezoelétrica, de uma lixeira para separar material para reciclagem, de uma usina para conversão geotérmica com o objetivo de gerar energia proveniente da terra, de um armário para organizar remédios e até mesmo de um simples e prático abridor de coco.

O estudante Leandro de Souza Castro, do 2º período de Engenharia Ambiental, destacou a importância de se trabalhar com desenvolvimento de projetos de fontes de energia levando em conta a questão da sustentabilidade.

“Para desenvolvemos a “Casa Sustentável” fizemos um estudo aprofundado, levantando custos, consumo, entre outros detalhes importantes. E hoje, ao expor nosso trabalho ao público externo, percebemos a relevância que nossos estudos têm”, concluiu.

De acordo com o professor Antônio Merendáz do Carmo Neto, coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental, desde o início do curso os alunos são incentivados a criar e a achar soluções. “Eventos deste tipo são importantes para o aprendizado porque os estudantes têm a oportunidade de “vender” o produto deles, e dessa forma perde-se a timidez e aumenta a paixão pelo que fazem. Além disso, a Instituição também ganha uma grande visibilidade no ambiente em que está inserida”, observou.

No sábado, o curso de Ciências Biológicas também mostrou seus trabalhos no “Museu Itinerante”. Os estudantes davam uma aula aos curiosos que paravam para conferir as cobras (vivas), os crânios e esqueletos de diversos animais, e também para olhar, através de uma lupa, as diversas espécies de pulgas e carrapatos. Preocupados com a questão da preservação do meio ambiente, os acadêmicos ensinaram como aproveitar os sacos de açúcar transformando-os em sacolas para usar no dia a dia.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui