Teresópolis toda na Internet

 

 

Festa no interior com o Cultura nos Bairros

Venda nova recebeu a trupe da Cultura

A garotada se divertiu com Futebol Maluco e outras brincadeiras - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 26/10/2010 - Muitas brincadeiras, animação, shows e teatro. Foi esse o clima vivido, no último domingo, 24 de outubro, pela localidade de Venda Nova, no 3º Distrito, que recebeu a visita do projeto Cultura nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Realizadas nos jardins do Espaço Cultural Lúdico-Pedagógico José Francisco Lippi, as atividades divertiram os adultos e, principalmente, a criançada.

“Cumprindo o objetivo de levar arte, cultura e entretenimento às comunidades afastadas do centro, o Cultura nos Bairros, a cada edição, se torna um projeto mais sólido e bem-sucedido. Fortalecendo a iniciativa, há ainda a parceria com as comunidades, escolas e instituições, como no caso de Venda Nova, agregando mais valor ao projeto. Tudo isso nos enche de orgulho e satisfação e nos dá a certeza de que esse é o caminho certo a seguir”, comemorou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Em Venda Nova, as atrações começaram com a pintura facial que chamou a atenção da garotada. Formando fila, as crianças se divertiram com corações, estrelas e outras figuras coloridas, pintadas em suas bochechas e mãos pela professora Adalgisa de Carvalho e a agente cultural Nara Zeitune.O teatro de rua foi uma das atividades - Foto: Cláudio Furtado

Logo depois, foi a vez da trupe iniciar as atividades do teatro de rua, com muito improviso e interação entre artistas e comunidade. Munidos de fantasias e acessórios, ao som de clássicos como ‘Sandra Rosa Madalena’, de Magal, os agentes culturais brincaram, cantaram e dançaram pelos jardins do casarão, divertindo a todos.

Espetáculo "Transitando" - Foto: Cláudio FurtadoE, logo depois, encenaram o espetáculo ‘Transitando’, que vem fazendo sucesso nas comunidades.


Composto por esquetes, o espetáculo aborda as questões ligadas à educação no trânsito, como a direção defensiva e o perigo da combinação álcool e direção. As atividades incluíram ainda exibição de malabares.

Iniciando as apresentações musicais, Wanda Pinheiro encantou o público com seus repentes e algumas canções, a exemplo de ‘Estúpido Cupido’, de Celly Campello, e ‘Mon Amour, Meu bem, Ma Femme’, de Odair José. Em seguida, Paulo Medeiros entrou em cena com ‘Sem você não viverei’, de Ovelha. E, logo depois, em parceria com o músico Zé Luiz, na gaita, apresentou ‘Os verdes campos da minha terra’, de Agnaldo Timóteo, ‘Pequeno cachoeiro’, de Roberto Carlos, e ‘Eu não sou cachorro não’, de Waldick Soriano.

A programação musical teve ainda a participação da banda Sobretudo. Formada por Luciano Coutinho, Pamela Z, Lino, Tito, Marcelo e Denis Lopes, a banda agradou em cheio com sucessos da MPB, como ‘Ai que saudade d’ocê’, de Geraldo Azevedo, ‘O xote das meninas’, de Luiz Gonzaga, ‘Vida de Gado’ e ‘Avohai’, ambas de Zé Ramalho. O Cultura nos Bairros contou ainda com uma série de brincadeiras, como o Futebol Maluco e a Corrida da Colher, uma divertida versão da Corrida do Ovo.

Coordenado pelos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o Cultura nos Bairros tem por objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo. Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros visitou 18 comunidades no ano passado e, este ano, a equipe já esteve nas localidades de Santa Cecília, Granja Guarani, Salaco, Araras, Vargem Grande, Pimentel, Canoas, Pinheiros, Água Quente, Pessegueiros, Quinta Lebrão, Prata dos Aredes, Vila Muqui, Três Córregos, Coréia e Venda Nova. A próxima edição do projeto está marcada para 14 de novembro.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui