Teresópolis toda na Internet

 

 

Feira Agroecológica reformada

Espaço vende produtos livres de agrotóxicosPrefeito Jorge Mario e o Secretário Rogério Lippe comemoram com produtores a reforma da Feira Agroecológica - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 26/10/2010 - Em comemoração à reforma da Feira Agroecológica, o Prefeito Jorge Mario e os secretários de governo visitaram, no último sábado, 23, o espaço onde funciona a comercialização de produtos orgânicos, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, no mesmo terreno do Mercado Popular, na Várzea.

A reforma foi realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. A Secretaria de Agricultura também participou da revitalização e auxilia no funcionamento da feira, com o transporte de parte da mercadoria e a disponibilização de um engenheiro agrônomo para prestar assistência técnica ao grupo de produtores.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Antônio da Costa, explicou que a reforma teve por objetivo reestruturar a feira para melhorar a infraestrutura oferecida aos agricultores e frequentadores.Secretário Fernando Mendes, o coordenador da Associação Agroecológica, Roberto Selig, e expositores da Feira Agroecológica - Foto: Marco Esteves

O coordenador geral da Associação Agroecológica de Teresópolis, Roberto Selig, agradeceu o apoio da Prefeitura que, entre outras ações, disponibilizou o espaço para que a feira pudesse continuar a funcionar.

“A feira existe há três anos, mas em 2009, ficamos sem um lugar para expor nossos produtos, pois funcionávamos num terreno particular e o proprietário precisou do espaço. Então, o Prefeito Jorge Mario cedeu parte deste terreno da Prefeitura para que pudéssemos continuar o nosso trabalho. Agora, com a reforma, poderemos atender ainda melhor os nossos clientes”, registrou o agrônomo.

A Feira Agroecológica oferece alimento de qualidade comprovada com selo ABIO (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do RJ), reúne produtores familiares, divulga técnicas agrícolas, agrega os músicos de raiz, a arte ecológica e oferece alimentos preparados, além de orientação em preparações culinárias valorizando a vida dos vegetais. É um espaço comercial e educativo dentro da cultura da economia solidária. A feira acontece às quartas-feiras e sábado, das 8h às 12h.

Agroecologia

A Agroecologia é uma nova abordagem da agricultura que consiste em uma proposta de agricultura sustentável, ou seja, socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Surgiu em meados dos anos 90 e visa à produção de alimentos mais saudáveis e naturais. A agricultura orgânica ou agricultura biológica são os termos frequentemente usados para a produção de alimentos e produtos vegetais que não fazem uso de produtos químicos sintéticos.

O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos. É um produto que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais. O solo é a base do trabalho orgânico. Ao invés de mero suporte para a planta, o solo será sua fonte de nutrição.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui