Teresópolis toda na Internet

 

 

Natal 2010: Galpão da Cultura recebe visitas

Decoração de Teresópolis desperta interesse em outras cidades

Decoração de garrafas pet: Ecologia e beleza já são tradição no Natal de Teresópolis - Foto: Arquivo Portal TerêTeresópolis, 22/10/2010 - Seguindo a iniciativa de promover um Natal ecologicamente correto, mais uma vez, a decoração natalina produzida pela Prefeitura de Teresópolis, para 2010, tem como base o plástico das garrafas pet.

Idealizada pela Secretaria de Cultura, a decoração terá milhares de peças, que estão sendo confeccionadas no Galpão da Cultura. Até o momento, cerca de 140 mil garrafas retiradas do meio ambiente já foram reutilizadas.

“Optamos por dar continuidade ao aproveitamento das garrafas pet, evitando desperdícios e seguindo a política de preservação do meio ambiente. Este ano, novamente seguiremos esta linha de ação, confeccionando novos enfeites, mas ainda assim, utilizando as garrafas pet como principal matéria-prima”, explica o Prefeito Jorge Mario. “Já recolhemos muitas garrafas, mas a população ainda pode participar. Todo auxílio é bem-vindo”, completa o Prefeito.

O "Natal em Teresópolis, Um Sonho na Serra", este ano, seguirá o mesmo conceito de 2009, com a decoração das principais praças, os pórticos de entrada da cidade e da Praça Balthasar da Silveira, onde será instalada a Casa do Papai Noel. Apesar do reaproveitamento da decoração do ano anterior, o Natal será bem diferente este ano, com diversos novos elementos, que ampliarão o conceito do reaproveitamento.

“Desde o início do ano, estamos trabalhando na criação do Galpão da Cultura, que dá suporte às atividades da Secretaria de Cultura e, também, faz a decoração natalina. Num espaço de cerca de 1.000m2, instalamos a oficina de criação e, este ano, optamos por vestir a decoração do Natal com uma roupagem ecologicamente correta, evitando a tinta e o uso de materiais que contribuem para a degradação do meio ambiente”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Ação multiplicadora

A iniciativa bem sucedida, de reaproveitamento de garrafas plásticas, vem despertando o interesse de outros municípios. Recentemente, o Galpão da Cultura recebeu a visita de uma comitiva de Itaperuna, localizada na Região Noroeste do Estado do Rio, interessada em ver de perto e aprender as técnicas utilizadas em Teresópolis.

Composta pela professora Lourena Costa e por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação do Centro Universitário São José de Itaperuna, a comitiva conheceu as instalações do Galpão, focando, principalmente, a questão da conscientização a respeito do reaproveitamento do lixo. E, a partir da visita, os alunos prepararam um amplo trabalho baseado em reciclagem para apresentar na Feira de Ciências da escola, realizada recentemente.

“Fiquei encantada com as peças de Teresópolis, e desde já parabenizo a equipe responsável por este trabalho. As peças foram destaque em nossa Feira de Ciências, a ponto dos visitantes perguntarem o preço delas, a fim de comprá-las. Foi realmente maravilhoso ter a Secretaria de Cultura de Teresópolis como parceira neste projeto e conhecer o belíssimo trabalho realizado naquela cidade”, elogiou a coordenadora do Ensino Fundamental 1, Grace Lane de Souza Fontes Costa.

Arrecadação

Além da contribuição do comércio, que vem arrecadando garrafas pet para o projeto, prossegue também a campanha Natal Solidário, de arrecadação nas escolas da rede municipal de ensino, projeto que conta com o apoio das secretarias de Educação e Meio Ambiente.

A coleta vai até 30 de novembro e haverá premiação para a escola que totalizar o maior recolhimento, recebendo um datashow e um notebook, e ainda para os três primeiros colocados entre os alunos inscritos na campanha, que receberão, respectivamente, um notebook, um telefone celular com MP3 e um aparelho MP5. Há ainda o principal posto de arrecadação, o Galpão da Cultura, localizado à Rua Nilza Chiapetta, nº 190, no Centro, aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui