Teresópolis toda na Internet

 

 

Segurança é tema de seminário

Segunda etapa acontece em novembro

Teresópolis, 22/10/2010 - Visando minimizar ações criminosas a casas, apartamentos, condomínios e lojas, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), o I Seminário de Segurança Patrimonial.

O projeto, dividido em duas etapas, foi desenvolvido pelo GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Pública e do 30º Batalhão da Polícia Militar, e conta com o apoio da Aciat.

Em sua primeira fase, o evento teve a participação do Secretário Municipal de Segurança Pública, Laet Moutinho, que deu início à apresentação do seminário, e do Comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Mafia, que palestrou sobre medidas de prevenção. O encontro contou ainda com as presenças da Secretária dos Direitos da Mulher, Norma Sueli, do Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Nadim Kantara, do Secretário Executivo do GGI-M, Major Leonardo Maia, além de síndicos e representantes de instituições.

A primeira etapa do evento teve como foco a sensibilização de pessoas com poder de mando sobre funcionários responsáveis por portarias e instalações de condomínios residenciais e comerciais, como síndicos e representantes de instituições. A próxima etapa, que será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, focará orientações e procedimentos preventivos relacionados a roubo e furto em casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais. Funcionários de condomínios residenciais e comerciais são o público-alvo.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública, Laet Moutinho, essa primeira reunião serviu para alertar o público sobre a importância de interagir com as forças de segurança da cidade. “O crime ataca em todos os setores e nós, como sociedade civil, precisamos estar preparados para combatê-lo. Hoje todas as forças precisam estar interligadas e Teresópolis já sai na frente por já possuir o seu GGI-M. Não se pode esquecer que a responsabilidade pela segurança do sistema é de todos”, explicou Capitão Laet.

O comandante da polícia militar, Ten. Cel. Mafia, palestrou sobre como ações preventivas podem minar a oportunidade do crime. “Existem duas razões para que o crime aconteça: a vontade do bandido de praticar o delito e a oportunidade que o cidadão, sem querer, oferece. Portanto, segurança também é o resultado de ações pró-ativas de moradores, síndicos e funcionários. Nosso intuito neste seminário é sensibilizar síndicos e administradores para que disponibilizem a ida dos porteiros na próxima etapa do curso. A prevenção é a atitude mais eficiente e barata. Por isso todos são importantes no processo de combate ao crime”, esclareceu Mafia.

Construir uma política municipal preventiva de Segurança Pública é a principal atribuição do GGI-M, um canal de interligação entre todos os órgãos de segurança pública que atuam no município e que tem por objetivo identificar oportunidades que proporcionem a prevenção da violência de maneira integrada. Com essa proposta, o secretário executivo do GGI-M, Major Leonardo Maia, apresentou o projeto. “O maior desafio da segurança, é antever e dar soluções para as situações de perigo. A segurança patrimonial não depende apenas do departamento de segurança da empresa, ou dos condomínios, ou das polícias, mas envolve todos os seus setores e todo o seu pessoal”, afirmou.

O Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Nadim Kantara, confirmou a necessidade dessas informações para Teresópolis e pediu que os presentes divulgassem e convidassem a todos para assistirem a segunda parte da palestra. A Secretária dos Direitos da Mulher, Norma Sueli, disse que a conscientização da população é fundamental. “Essa mudança de paradigmas, onde a sociedade civil pode atuar em conjunto com as instituições legalmente constituídas, dá mais oportunidades de se coibir qualquer tipo de crime. Todo mundo unido e organizado consegue vencer a mente doentia do criminoso”, garantiu.

A segunda etapa do I Seminário de Segurança Patrimonial acontece dias 8 e 9 de novembro, às 9h, no Hotel Higino e é aberto a toda a população.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui