Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis é destaque em Prêmio de Tecnologia

Projeto de alunos do Unifeso foi finalista

Professor José Roberto Andrade, coordenador do Laboratório Star One e Gustavo Decarlo Ferreira, aluno do curso de Ciência da Computação no 10º Congresso Latino-Americano de Satélites - Foto: Divulgação UnifesoTeresópolis, 21/10/2010 - Instalado no Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) a partir de uma parceria firmada entre a empresa Star One, do grupo Embratel, e a Instituição, o Laboratório Star One completou, em setembro, um ano de atividades sob a coordenação do professor José Roberto Andrade e do engenheiro da Star One Guilherme Mattos, com a participação de alunos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Entre os projetos desenvolvidos neste período, destaque para o Tour Virtual na Estação Terrena de Guaratiba – de onde são controlados os Satélites e Serviços de Comunicações via satélite da Star One, Embratel e Via Embratel – que ficou entre os finalistas do Prêmio Talento SSPI 2010 (Society of Satellite Professionals International), entregue durante o 10º Congresso Latino-Americano de Satélites, no Sheraton Rio Hotel.

O objetivo do Prêmio Talento SSPI é incentivar e divulgar projetos que envolvam novas soluções relacionadas às aplicações de transmissão via satélite no Brasil. “Inscrevemos o nosso trabalho por sugestão de vários colegas da Star One. Todos os projetos apresentados foram de alto nível e estavam relacionados a novas tecnologias na área de Satélites e Estações Terrenas.

Não conseguimos a premiação, mas só de ficar entre os finalistas considero uma vitória”, ressaltou José Roberto, que participou do evento acompanhado por Guilherme Mattos, da Star One, e Gustavo Decarlo Ferreira, aluno do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário. “Foi muito importante ter no evento a presença de um representante dos alunos do UNIFESO que participaram do projeto. Fomos muito elogiados por todos os profissionais da empresa que estavam presentes”, completou o professor, lembrando que o diretor de marketing da Star One e Presidente da SSPI, Mauro Wajnberg tem interesse em dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo grupo.

Na apresentação dos projetos pelo vice-presidente da SSPI Brasil, Guilherme Saraiva (da Britsh Telecom), foi realçado o desenvolvimento do trabalho da Star One em parceria com o UNIFESO, a participação dos alunos, e a inovação na apresentação virtual do ambiente de um Teleporto, usando ferramentas de videogames. “Já estamos desenvolvendo dois novos projetos na área de Computação Gráfica: a modelagem e animação dos satélites da frota da Star One, e a segunda fase do Tour Virtual, que incluirá personagens e visão em terceira pessoa, além de um vôo virtual de helicóptero sobre a Estação”, contou José Roberto.

Sobre o Tour

Totalmente desenvolvido no Laboratório Star One, o aplicativo é uma simulação gráfica 3D criada a partir de modelagem gráfica e fotografias, representando o movimento de uma câmera virtual que permite ao usuário “passear” através dos ambientes externo e interno da Estação Terrena, sem que ele tenha que se deslocar até o local. “A ideia surgiu de estudos sobre a utilização da interface de videogames para o desenvolvimento de aplicativos que pudessem ser usados em visualização científica e treinamentos. Como o visitante tem total liberdade de movimentação, o ambiente virtual faz com que ele se sinta muito próximo da realidade. Esse tipo de simulação representa uma nova abordagem na apresentação de ambientes, integrando vários setores como multimídia, interface de videogames, visualização gráfica, e programação”, explicou José Roberto.

Treze pessoas estiveram envolvidas no projeto, desde as etapas de concepção, desenvolvimento e implantação. Entre elas, alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção do UNIFESO, e funcionários das áreas de Marketing e Engenharia da Star One.

Atualmente, o tour está disponível no site da empresa - http://www.starone.com.br/internas/guaratiba/index.jsp - para acesso através da internet.

Prêmio Destaques do Ano – Guia do Estudante

O Curso de Ciência da Computação do UNIFESO está disputando, junto com outras 269 instituições o Prêmio Destaques do Ano – Guia do Estudante, que será realizado em 24 de novembro de 2010, na Sala São Paulo, na capital paulista. Os finalistas de cada categoria devem ser anunciados no início de novembro.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui