Teresópolis toda na Internet

 

 

Desenvolvimento sustentável na web

Site do Fórum Agenda 21 foi lançado

Teresópolis, 19/10/2010 - O Fórum da Agenda 21 de Teresópolis acaba de lançar o seu site: www.agenda21teresopolis.com.br . Através desta importante ferramenta de divulgação, qualquer pessoa pode conhecer e acompanhar todo o trabalho realizado pelo Fórum, como documentos, editais e notícias.

Já o lançamento oficial do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável está previsto para acontecer em novembro.

O documento lista as preocupações e as potencialidades do município e aponta propostas de ações a serem executadas nas áreas de meio ambiente (recursos naturais, recursos hídricos, biodiversidade e mudanças climáticas), ordem física (habitação, saneamento, mobilidade e transporte e segurança), ordem social (educação, educação ambiental, cultura, saúde, grupos principais, padrões de consumo e esporte e lazer) e ordem econômica (geração de trabalho, renda e inclusão social, agricultura, indústria e comércio, turismo e geração de resíduos).

“O Fórum agradece o apoio do Governo Municipal para a conclusão desse trabalho. O Plano Local é uma publicação com cerca de 160 páginas e que contém, ainda, os meios de implementação da Agenda 21 do município. As ações são focadas nas áreas de ciência e tecnologia, recursos financeiros, mobilização e comunicação e gestão ambiental”, explica o Coordenador do Fórum da Agenda 21 em Teresópolis, o biólogo Leandro Coutinho da Graça, que é Diretor de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

O Fórum da Agenda 21 de Teresópolis foi criado pela Lei Municipal 2.838/2009, e é composto por 20 titulares e 20 suplentes, representantes de quatro setores: público, entidades com fins lucrativos, entidades sem fins lucrativos e entidades de base comunitária (comunidades em geral). Está inserido nas propostas da Agenda 21 Global, na Agenda 21 Brasileira, na Agenda 21 Estadual e dentro do projeto Agenda 21 Petrobras, que trabalha as consequências, na região, dos impactos do Comperj - Pólo Petroquímico do Rio de Janeiro, em Itaboraí.

“A Agenda 21 Local de Teresópolis é um processo de elaboração de políticas para o desenvolvimento sustentável e de construção de parcerias entre o poder público local e outros setores. Assim pode ajudar o Governo Municipal e as comunidades a desenvolverem meios apropriados para alcançarem o futuro sustentável desejado para o nosso município”, pontua o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro.

Agenda 21

É o principal compromisso assumido pelos 179 países participantes da Rio Eco-92 - Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo principal é a mudança do padrão de desenvolvimento, a ser praticado pela humanidade no século XXI. A este novo padrão, que concilia justiça social, eficiência econômica e equilíbrio ambiental, convencionou-se chamar de Desenvolvimento Sustentável.

Em construção em Teresópolis desde 2007, a Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas, que envolve a sociedade civil e o poder público em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos do município. Também sugere soluções para esses problemas através da identificação e implementação de ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local.

Com base nas ações definidas, o Poder Público poderá captar recursos junto aos Governos Estadual e Federal e até de organismos internacionais para a execução das obras apontadas. Além disso, o município será beneficiado pela política de investimentos da Petrobras, já que se encontra na região de influência do Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, que está sendo construído em Itaboraí com o objetivo de aumentar a produção nacional de produtos petroquímicos.

“A Agenda 21 agrega a participação de diversos e distintos movimentos sociais, representantes do poder público e de entidades com e sem fins lucrativos. Reunidos, esses segmentos produziram em fórum local um documento capaz de levantar e dimensionar tanto os problemas como as potencialidades existentes no nosso município, propondo uma série de ações norteadoras de um futuro sustentável para Teresópolis”, conclui o Prefeito Jorge Mario.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui