Teresópolis toda na Internet

 

 

Prefeitura presta contas a Conselheiros do OP

Reunião inaugural reuniu equipe de governo

Prefeito Jorge Mario falou da expectativa de atender a todos na reunião inaugural do Conselho do Orçamento Participativo 2010/2011 - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 19/10/2010 - Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, foi realizada na última semana, a reunião inaugural do Conselho do Orçamento Participativo 2010/2011. O encontro reuniu o Prefeito Jorge Mario e Secretários de diversas pastas do Governo Municipal, e contou com a presença do Deputado Estadual eleito Nilton Salomão, que se colocou à disposição da atual gestão.

Na ocasião, o Prefeito Jorge Mario, juntamente com a Secretária do Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobado, fez a entrega dos certificados de posse aos representantes das dez regiões do OP.

Vinte conselheiros, titulares e suplentes, foram eleitos no dia 11 de setembro com a função de acompanhar o andamento das propostas mais votadas durante as plenárias ocorridas entre os meses de agosto e setembro em toda a cidade.

Durante a reunião, uma prestação de contas sobre as demandas observadas nas plenárias de 2010 foi feita pelos Secretários presentes. Também foram apresentados aos conselheiros os trabalhos realizados pelas secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil e de Trabalho e Emprego, nas áreas de saneamento básico e de geração de trabalho e renda no município. As Secretarias de Agricultura e de Educação destacaram a incorporação da educação ambiental nas escolas e no campo com o produtor rural.

O Prefeito Jorge Mario falou da expectativa de atender a todos e ressaltou a importância da estruturação do Núcleo de Projetos, da Secretaria de Planejamento, para acelerar o processo de realização das prioridades demandadas do OP. “O que nos move a fazer uma política pública diferente, voltada para as comunidades, é a vontade de acertar e, juntos, arquitetarmos uma estratégia para construirmos uma cidade melhor. Afirmo que nós já avançamos muito nessa prática inovadora e, com a criação do Núcleo de Projetos, adiantaremos ainda mais este processo”, afirmou o Prefeito, acrescentando que não adianta ter recurso se não existir projetos bem elaborados.

O Secretário de Planejamento, José Alexandre Almeida, aproveitou para explicar como o Núcleo de Projetos irá funcionar. “O setor, ligado à Secretaria de Planejamento, será uma espécie de escritório onde uma equipe especializada vai trabalhar na elaboração de projetos que auxiliarão na captação de recursos externos para o município”, esclareceu.

Para a Secretária Denise Lobato, a reunião foi produtiva e todos puderam conhecer as propostas feitas para toda a cidade. “Saneamento básico, transporte e iluminação pública demonstram bem a maturidade da população. Mostramos o que o orçamento municipal poderá fazer ano que vem, mas isso não significa que outras questões importantes não serão tratadas pelo governo municipal”, disse.

O Orçamento Participativo é um espaço onde os moradores reunidos em plenárias decidem as prioridades para o orçamento municipal. Desde que foi implantado pelo Governo Jorge Mario, em 2009, o OP vem envolvendo toda a população na elaboração do orçamento. Nesse processo, os teresopolitanos propõem e votam em ações, obras e serviços que avaliam ser o melhor para suas comunidades e o município. Todos os moradores da cidade, maiores de 16 anos, participam com direito a voz e voto nas atividades do OP nas regiões orçamentárias.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui