Teresópolis toda na Internet

 

 

Limpeza do Rio Paquequer

Ações preventivas estão sendo realizadas

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil limpa os trechos mais assoreados do Rio Paquequer - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 19/10/2010 - Dando continuidade às ações preventivas para evitar acidentes ocasionados pelas chuvas de verão, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil deram início à limpeza dos trechos mais assoreados do Rio Paquequer. O trabalho teve início na altura da sede da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, perto da Rodoviária, na Várzea, e será estendido até o bairro Espanhol.

“Homens e máquinas estão retirando os bancos de areia e nivelando o leito do rio. O objetivo é melhorar a passagem da água e evitar os alagamentos que costumam ocorrer em vários pontos próximos ao centro da cidade no período das chuvas”, explica o Subsecretário Operacional de Meio Ambiente e Defesa Civil, Octacílio Júnior.

Outra ação preventiva que vem sendo executada é a desobstrução de bueiros na área urbana, serviço realizado em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Até o momento mais de cem ralos foram limpos, ação que vai evitar as enchentes que ocorrem por conta dos entupimentos, que impedem a passagem das águas pluviais.

“Todas as secretarias estão atuando em conjunto, seguindo a estratégia de mobilização determinada pelo Prefeito Jorge Mario para prevenir e enfrentar eventuais episódios de deslizamentos de encostas e alagamentos na cidade. Essas são ocorrências típicas do verão, resultado das variações climáticas comuns nessa época do ano”, ressalta o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro.

A demolição de casas localizadas em áreas de risco também integra as ações preventivas da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, executada para evitar o deslizamento de encostas. Desde setembro, foram demolidas 15 construções, localizadas nos bairros de Santa Cecília, Paineiras e Fonte Santa. Vistorias técnicas da Defesa Civil apontam as casas com potencial risco de desabamento em época de chuva. “As demolições são de responsabilidade dos donos dos imóveis. Porém, a Prefeitura realiza o serviço quando os proprietários não têm condição de demolir”, explica o Subsecretário Octacílio Júnior.

As famílias são amparadas pelo programa de aluguel social, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, e alocadas em outras residências. Nesses locais, é feito um trabalho de reflorestamento, com o plantio de mudas de espécies nativas, para que as áreas não sejam ocupadas ilegalmente.

“Nosso objetivo é zelar pela integridade física das pessoas. Para isso, utilizamos recursos próprios e também buscamos o assessoramento dos governos estadual e federal para ter estrutura adequada que atenda a população em situações que envolvam fortes temporais”, destaca o Prefeito Jorge Mario.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui