Teresópolis toda na Internet

 

 

Músicos renomados na Noite Espanhola

FESO Pro Arte recebeu evento

Foto: Giovana Campos/UNIFESOTeresópolis, 14/10/2010 - Encerrando a “Série Concertos de Gala 2010”, o Centro Cultural FESO Pro Arte apresentou a “Noite Espanhola” no dia 9 de outubro.

E como de costume, o evento contou com a apresentação dos jovens das escolas municipais, de artistas consagrados na música, do Ballet Pro Arte e com o habitual coquetel típico de encerramento, além da presença maciça do público que sempre comparece a fim de prestigiar e conhecer um pouco mais sobre as tradições e os costumes das culturas estrangeiras.Foto: Giovana Campos/UNIFESO

“O Brasil tem uma miscigenação muito grande, temos muitos descendentes, inclusive de espanhóis. E este evento é uma forma de incentivar a população para conhecer mais sobre as culturas que nos cercam”, resumiu o professor Jorge Bragança, coordenador do Centro Cultural.

Incorporando as tradições espanholas, a noite começou com a apresentação do Coral e em seguida da Banda da Escola Municipal Sakurá. Orgulhoso do filho Nivaldo de Souza, o pai, do mesmo nome, ficou impressionado com a iniciativa.

“Na minha infância não tive esta oportunidade de aprender a tocar instrumentos musicais e me revelar ao público. Mas vendo meu filho no palco é como se eu tivesse voltado no tempo e realizado um desejo de infância. Foi tudo muito bonito”, revelou.

Logo depois, subiram no palco do Salão Nobre do Campus FESO Pro Arte os estudantes da Escola Municipal Beatriz Silva. Regida pelo maestro Evaldo, a banda “Fanfarra” apresentou “Corazon Partido”, do cantor Alejandro Sanz. Depois a oficina de espanhol apresentou, em espanhol, uma curta biografia de Pixinguinha - considerado o pai da música brasileira. O músico também foi homenageado pelo coral que interpretou, numa versão em espanhol, a música “Carinhoso”. Com leques e vestimentas típicas do país europeu, a oficina de dança também encantou o público com a coreografia de bolero.

“Para as crianças tudo isso é uma novidade e mais uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre outras culturas”, ressaltou a diretora geral do Beatriz Silva, a professora Rosy Anne Ribas Cerqueira, que foi assistir seus alunos. Na platéia, também estava a professora Lúcia Maria Freire de Oliveira, mãe da estudante Luisa Freire. Para ela “o intercâmbio com outras culturas engrandece as crianças e proporciona a oportunidade delas mostrarem seus talentos”, avaliou.

Camerata Teresópolis

A programação também contou com a “Série de Concertos de Gala Camerata Teresópolis”, com Claudio Vettori (piano), no Harold Emert (oboé), Herber Miguel (clarineta), Jorge Péculas (violão) e Carmem Bartoly (voz, soprano). Os músicos interpretaram canções como Spanish Dan (Manoel De Falla) e o Bolero de Ravel, entre outros grandes sucessos da cultura espanhola.

Lançamento de livro e exposição

Dois eventos, paralelos à Noite Espanhola, também atraíram o público no sábado. No fim da tarde a FESO Pro Arte promoveu o lançamento do livro “O Paraíso é no Piauí – a descoberta da arqueóloga Niède Guidon”, de autoria da jornalista Solange Bastos. Trata-se da saga de Niède, que descobriu vestígios humanos de pelo menos 60 mil anos na Serra da Capivara, no Piauí. Na cerimônia de lançamento foi exibido o documentário “Piauí Entocado”, de Miguel Castro, que está em DVD junto com o livro.

Outro evento que o público também pode conferir no Centro Cultural até o dia 22 de outubro é a exposição “Gravura e Objetos”, dos artistas Alexandra Morizot e Edson Silveira. O expositor Édson Silveira apresenta a “Série Interligações”, uma observação sobre os objetos do cotidiano como princípio para a pesquisa de estrutura e forma. Já Alessandra Morizot intitula sua obra de “Memória e Afeto”, um projeto que pretende resgatar imagens relacionadas ao universo afetivo e familiar do final do século XIX a meados do século XX. Os visitantes podem conferir a exposição na Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto, Teresópolis, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui