Teresópolis toda na Internet

 

 

Violência contra a mulher? Denuncie!

Passeata reuniu entidades representativasSecretária Norma Suely alerta sobre a importância de denunciar os crimes praticados contra as mulheres - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 14/10/2010 - Nem a chuva, nem o frio de 13ºC atrapalharam a adesão à passeata realizada no último sábado, 9, pelo centro da cidade, e que serviu para chamar a atenção da população sobre a violência praticada contra a mulher.

Com o slogan “Basta de violência a mulher”, o movimento de repúdio aos crimes e abusos que vitimam as teresopolitanas foi promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (ConMulher), com o apoio da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher e da OAB-Mulher Teresópolis. A passeata saiu da Avenida Feliciano Sodré, em frente à Prefeitura, e seguiu até a Calçada da Fama.

Para a Secretária dos Direitos da Mulher, Norma Suely Gomes dos Santos, a mobilização atingiu o objetivo de mostrar à sociedade que a população deve se unir e incentivar as mulheres a denunciar os seus agressores. “Tivemos uma boa mobilização, apesar da chuva. As pessoas pararam e nos ouviram. É fundamental denunciar esse tipo de violência silenciosa, que muitas vezes acontece dentro das casas. Sem a denúncia, da própria vítima ou de vizinhos, a polícia não tem como atuar e evitar uma tragédia”, declarou. Segundo ela, a Secretaria registra uma média de três atendimentos semanais de mulheres que denunciam ter sofrido algum tipo de abuso.

Denúncias contra crimes e abusos praticados contra as mulheres podem ser feitas ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190 – Várzea), ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher, da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher (R. Heitor de Moura Estevão, 279 – Centro) ou pelos telefones 2643-4741, 2643-4884, e também na OAB-Mulher (Av. Lúcio Meira, nº 58 cobertura 02 – Várzea), que pode ser acionada pelos telefones 2742-2567 e (21) 2272-2099.

Norma Suely informou que, num trabalho em conjunto com a Polícia Militar, foram identificados vários imóveis abandonados pela cidade e que oferecem risco à segurança da população. “Agora a Prefeitura vai notificar os proprietários para que tomem providências”, relatou.

Na opinião da Presidente do ConMulher, Isabel Maria Kwiatkowski, a passeata também funcionou como um alerta para combater a omissão. “Cuidar da família é um dever de todos. Não podemos nos omitir, temos que denunciar quem pratica violência, pois assim colaboramos para salvar vidas”.

Um grupo de misses marcou presença no ato público. Entre elas, a Miss Teresópolis 2011, Mariana Figueiredo. “A mulher deve ser tratada com mais respeito. Todos deveriam aderir a esse movimento, para darmos um basta nessa violência”, frisou. A comerciária Maria de Fátima Paim de Oliveira também participou da passeata. “Só através da mobilização podemos mudar esse quadro de violência”, opinou.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui