Teresópolis toda na Internet

 

 

Trabalho na área da Saúde em destaque

Enfermeira da cidade publica pesquisaEnfermeira Paula Castor e o professor Carlos Luiz da Silva Pestana - Foto: Divulgação Unifeso

Teresópolis, 13/10/2010 - A enfermeira Paula Castor de Freitas, graduada em 2009 pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), teve seu trabalho de conclusão de curso publicado pela conceituada revista “Saúde Coletiva”, destinada à indexação e à divulgação do conhecimento científico.

Sob a orientação do professor Carlos Luiz da Silva Pestana, do curso de Medicina do UNIFESO e especialista em Saúde da Família, a estudante Paula observou os riscos que os Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) proporcionam para o ambiente e para os trabalhadores.

“No início parecia tudo muito difícil, mas com o apoio e o incentivo do professor Carlos chegamos ao nosso objetivo, e quando vi o trabalho publicado fiquei muito feliz”, confessou Paula. Para ela, escrever este artigo a animou para desenvolver outras pesquisas, e não escondeu a empolgação. “Publicações pesam no currículo, e se no futuro eu optar por um mestrado ou doutorado, este trabalho será valioso. Essa iniciativa da faculdade em estimular os alunos a escrever é muito boa”, avaliou. Atualmente, a aluna egressa do UNIFESO prossegue seus estudos cursando Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho.

Para concluir o artigo, Paula entrevistou servidores municipais da área de saúde, fez pesquisa de campo no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO) e acompanhou a coleta dos resíduos de saúde dentro e fora do hospital, incluindo o destino final. Com o título “O manejo dos resíduos de saúde: riscos e consequências à saúde do trabalhador”, o estudo teve como objetivo “analisar os RSS, conhecer seu trajeto, identificar se os profissionais conhecem o protocolo para o manuseio correto do lixo e verificar se este é seguido no HCTCO”.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui