Teresópolis toda na Internet

 

 

Alunas da cidade são destaque na Poesia

Ótimas colocações em concursos do gênero

Professor Carlos Brunno com suas alunas Mariana, Mirtes e Vanessa, da Escola Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos - Foto: Marcelo FerreiraTeresópolis, 08/10/2010 - Mantendo uma tradição de três anos, alunos da Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, vencem ou se destacam em concursos nacionais de poesia.

Mirtes Fernandes Andrade e Vanessa Cristina dos Santos conquistaram o 1° e o 3° lugar, respectivamente, na 4ª Edição do Concurso de Poesia Livre do Espaço Cultural São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, na categoria de 13 a 15 anos. Já Mariana Maximo da Silva ficou em 5° lugar no IV Concurso Infanto-Juvenil da Biblioteca Adir Gigliotti, de Campinas. Alunas do professor Carlos Brunno, que os inspirou e os inscreveu no concurso, as vencedoras pretendem continuar participando de concursos e escrevendo poesias.As alunas vencedoras dos concursos de poesia Vanessa, Mirtes e Mariana com o professor Carlos Brunno - Foto: Marcelo Ferreira

“Sempre tive confiança nos meus alunos, diariamente talentos aflorarem em nossa escola”, contou o professor Brunno, que através de um criterioso trabalho, despertou em seus jovens alunos a capacidade da escrita poética.

Com leitura de textos, exibição de filmes, consultas a professores de outras disciplinas, dinâmicas preparatórias e uma seleção dos textos produzidos, o professor revela que os próprios alunos não acreditavam em seus talentos, até que as vitórias começaram a surgir, há três anos:


“Este é o resultado de um trabalho de quatro anos. Estimulando a produção textual através de concursos percebemos que eles se esforçam mais quando competem. Ainda bem que não competi com a Mirtes, senão eu perderia com certeza”, brincou o professor, que também classificou uma poesia sua em 1° lugar na categoria adulto do Concurso de São Pedro da Serra.

Talentos do Interior

Mirtes Fernandes Andrade, de 14 anos, vencedora do primeiro lugar no Concurso de Poesia Livre do Espaço Cultural São Pedro da Serra, disse que o apoio do professor e da família foi fundamental para o trabalho. “O professor Carlos Brunno nos dá muitas dicas, inspira e auxilia muito, mas minha irmã também me inspirou e me ajudou bastante”.

A terceira colocada Vanessa Cristina dos Santos, de 15 anos, que no ano passado também ficou em terceiro lugar no concurso, concorda que a ajuda do professor é fundamental: “Ele nos trouxe várias músicas e textos, tentando nos inspirar. Sempre tive vergonha de escrever pra alguém ler, prefiro escrever pra mim. É raro achar um professor que incentive e inspire seus alunos, querendo que a gente se esforce cada vez mais”. Mariana Maximo da Silva, de 17 anos, que ficou em 5º lugar no concurso de Campinas, demonstrou surpresa com o resultado. “Não acreditei que pudesse nem participar de um concurso, porque foi a primeira vez que escrevi poesia. Minha maior inspiração foi Deus. Agora pretendo continuar escrevendo”, sentenciou.

Para a Secretária Municipal de Educação, Magali Tayt-Sohn, o trabalho de Carlos Brunno merece todo reconhecimento e apoio. “É por conta de professores assim que nossas escolas alcançam um nível de excelência em ensino. São profissionais dedicados à causa da educação que, apaixonados pelo que fazem, inspiram seus alunos, revelando potenciais e expondo talentos”, ressaltou a Secretária, lembrando que através de um bom mestre, os alunos de uma escola do interior descobriram uma nova forma de ver o mundo e as coisas que os cercam, adquirindo um olhar sensível e poético, mostrando que o talento não está restrito à urbanidade.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui