Teresópolis toda na Internet

 

 

Fórum de Produção Acadêmica até sexta

Evento promovido pelo Unifeso

Teresópolis, 07/10/2010 - Nesta terça, dia 5, aconteceu a abertura oficial do VII Fórum de Produção Acadêmica do Centro de Ciências Humana e Sociais (CCHS), com a apresentação de um painel integrado sobre os programas institucionais.

O evento contou com a presença de autoridades acadêmicas do UNIFESO, a mediação do professor Vicente de Paulo Carvalho Madeira, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; e a participação dos estudantes envolvidos nos programas. Com um público de mais de 300 estudantes, funcionários e professores, o Auditório Omar Magalhães, no Campus Sede, logo ficou lotado. No entanto, os acadêmicos puderam conferir a abertura do evento também pela Sala de Multimídia do prédio Biomédicas, para onde o evento foi transmitido em tempo real. A programação segue durante toda a semana até sexta, dia 8 de outubro, sempre das 19h às 22h30.

>> Clique aqui e confira a programação completa (PDF)

Foram convidados para compor a mesa o professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Reitor do UNIFESO; o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor de Graduação; professora Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do CCHS; a professora Maria das Graças Medeiros, Diretora do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO), o professor Luiz Fabiano Freire de Oliveira, Pró-Reitor de Administração; e as coordenadoras de curso, professoras Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, de Pedagogia; e Valéria de Oliveira Brites, de Ciências Contábeis.

O Reitor Luis Eduardo Tostes abriu a cerimônia parabenizando a direção do CCHS e todos os envolvidos no Fórum, destacando sua satisfação em ver os frutos desta série de trabalhos de qualidade. “Espero que saiamos daqui cada vez mais convencidos de que estamos trilhando o caminho certo, da superação e dos desafios da educação, orientando nossa instituição para o desenvolvimento sustentável do nosso país, qualificando pessoas, formando profissionais, dando novos conhecimentos”, declarou.

Painel Integrado

Seguindo com a cerimônia, uma nova mesa foi composta pelos alunos de diversos cursos envolvidos nos programas de pesquisa. Cada um falou sobre suas experiências e seus projetos. Entre os estudantes convidados estavam Eluanna Esteves e Ana Cláudia Lourenço, do curso de Pedagogia; Pablo de Oliveira e Gabriel Viegas Bastos, do CESO; Richard Selva Sohn, do curso de Ciências Contábeis; e Josimar Domingues Teixeira, do Núcleo de Direitos Humanos do curso de Direito. “Esta mesa é feita por estudantes que vão expor sua visão a respeito destes programas de produção acadêmica e iniciação científica. É no corpo discente que vamos ter as manifestações referentes a estes instrumentos de formação”, contou o Pró-Reitor, professor Madeira.

“A iniciação científica é importante para o jovem pela intelectualidade que ele forma, e que pode aplicar na sua vida. O fato do próprio estudante levar o conhecimento para fora da Instituição é uma oportunidade única, que pode até incentivar outros jovens do nosso país”, apontou o estudante Gabriel Viegas. Os trabalhos do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) foram enaltecidos pelo estudante Pablo de Oliveira. “São projetos muito bacanas, que realmente nos fazem aprender. E ainda podemos contar, sobretudo, com todo apoio dos professores e recursos do UNIFESO”, destacou. Também enfatizou a importância da participação nos projetos para a formação a acadêmica Eluanna Esteves. “Nossa coordenação nos deu a chance de mergulharmos no projeto sobre “afro-brasileiros e indígenas”, e com isso tive uma nova visão de como realmente se trabalha em uma pesquisa”, confessou.

Atividades até sexta-feira

No programa do Fórum, mesas-redondas, minicursos, oficinas com filmes, painéis integrados, diálogos, apresentações de trabalhos monográficos, documentários com exposição de fotografias e filmes seguidos de debates. Os participantes podem requerer, se desejarem, os certificados até 8 de novembro, no protocolo da Secretaria Geral de Ensino (SEGEN). A taxa de certificação é de R$15,00 (quinze reais).

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui