Teresópolis toda na Internet

 

 

A água das fontes de Teresópolis

Divulgado resultado da análise

Fonte Judith - Foto: Arquivo Portal TerêTeresópolis, 06/10/2010 - Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde está divulgando o resultado da análise microbiológica feita no dia 14 de setembro.

De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo LACENN-RJ – Laboratório Central Noel Nutels, referência neste tipo de serviço, das sete fontes examinadas, apenas uma está imprópria para consumo, por apresentar presença de coliformes fecais: a Fonte Taumaturgo.

Todo mês, equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, faz o monitoramento microbiológico da água das fontes.

O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende a Portaria nº 518, de 25 de março de 2004, do Ministério da Saúde, que determina o acompanhamento periódico. O objetivo é garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários micro-organismos causadores de doenças.

Confira o resultado da análise - Setembro/2010:

• Fonte Taumaturgo – Imprópria para consumo*
• Fonte Brahma – Própria para consumo
• Fonte Judith (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Própria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) - Própria para consumo
• Fonte Vila Muqui – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo

*Tendo em vista os resultados, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a adoção das seguintes medidas: 1) Providenciar, em caráter de urgência, sistema de desinfecção para todas as fontes, inclusive das que se encontram próprias para consumo, em cumprimento à Portaria nº 518/04, do Ministério da Saúde; 2) Interdição da Fonte Taumaturgo, devido à presença de coliformes fecais, e investigar possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui