Teresópolis toda na Internet

 

 

Encontro de Educação Ambiental

Alunas de Pedagogia expuseram trabalhosFoto: UNIFESO

Teresópolis, 06/10/2010 - A convite da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Teresópolis, estudantes e professores do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram do “II Encontro de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos – Tecendo a Rede nas Agendas 21”, que aconteceu nos dia 29 e 30 de setembro.

O evento foi promovido pelo Parque Nacional Serra dos Órgãos (PARNASO) com o objetivo de integrar os educadores ambientais da região e fortalecer a atuação dos mesmos nas Agendas 21 locais e escolares, além de permitir que os participantes do evento troquem experiências.Foto: UNIFESO

A estudante Luisa Cardoso, do 4º período do curso de Pedagogia, contribuiu para o evento levando dois trabalhos concluídos ainda no 1º período da faculdade, o “Jogo Seletivo” e o “Lixo Organizado”, jogos criados para ensinar as crianças como funciona a coleta seletiva.

“Acho muito importante trocarmos nossas idéias e soluções em prol do meio ambiente. Este é um assunto muito discutido hoje em dia e que deve ser colocado também para as crianças, de forma que elas entendam que também têm um papel importante na preservação do meio”, ressaltou Luisa.

Para o biólogo Leandro Coutinho da Graça, coordenador do Fórum da Agenda 21 de Teresópolis - projeto que implantou a coleta seletiva na cidade, “a participação dos acadêmicos na educação ambiental é muito importante, pois leva o aprendizado para fora da sala de aula”, resumiu.

Quem também mostrou que pode fazer a diferença foi a aluna de Pedagogia Thayanna Torko, do 4º período. No evento, ela expôs as fotos de um passeio que organizou com alunos da rede municipal no ano passado. “As crianças visitaram plantações de verduras, conheceram como é o processo de preparo e conservação e ainda aprenderam os benefícios de uma alimentação saudável, longe de produtos como agrotóxicos, que também agridem o meio ambiente”, contou.

O professor Luiz Antônio de Souza Pereira ressaltou no encontro que “este trabalho de Educação Ambiental envolve também outras questões, como saúde e política. Ele destacou também os bons resultados grupo de estudos independente de Educação Ambiental do curso de Pedagogia do UNIFESO. Para falar sobre a temática ambiental deste e dos outros cursos, ele e a professora Gicele Faissal de Carvalho ministraram uma palestra. “O principal objetivo de estarmos aqui hoje é a troca experiências. Promover a interação dos nossos trabalhos com os representantes de várias esferas públicas é uma forma de capacitação e educação continuada”, observou.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui