Teresópolis toda na Internet

 

 

Diretor do Museu de Viena em Teresópolis

Antropólogo esteve na Casa da Memória

O Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, o diretor do Museu de Etnologia de Viena, Christian Feest, e o historiador Marcos Lopes avaliam o acervo de Mario Baldi - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 05/10/2010 - Na última semana, a Casa da Memória Arthur Dalmasso recebeu a visita do diretor do Museu de Etnologia de Viena, na Áustria, o antropólogo Christian Feest.

Recebido pelo Secretário de Cultura de Teresópolis, Wanderley Peres, e pelo Subsecretário, Ronaldo Fialho, Feest conheceu as instalações da Casa da Memória, onde funciona a sede administrativa da Secretaria de Cultura, com atenção especial ao Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural.

Christian Feest está no Brasil para participar do Seminário Internacional do Museu Histórico Nacional, que começou nesta segunda, 4, e vai até sexta, 8, no Rio de Janeiro, e aproveitou a visita para vir a Teresópolis.

Acompanhado pelo historiador da Secretaria de Cultura, Marcos Lopes, Feest observou como funciona o acondicionamento e a catalogação dos acervos do Patrimônio Histórico de Teresópolis.

O foco principal da pesquisa de dois dias de visita foi o acervo do fotógrafo austríaco Mario Baldi, que está dividido entre a Secretaria de Cultura de Teresópolis e o Museu de Etnologia de Viena. “A parte austríaca da Coleção Mario Baldi contém quase todos os negativos produzidos pelo fotógrafo. Entretanto, muitos não têm informações históricas, como datas e locais de produção. Esses dados podem ser encontrados em documentos, como cartas, artigos de jornal e folhas de contatos fotográficos, organizadas tematicamente. E é exatamente este tipo de material que está preservado no acervo da Secretaria de Cultura. Em contrapartida, Feest doou a Teresópolis cópias digitais de fotografias e negativos para que eliminemos lacunas na nossa coleção”, explicou o historiador Marcos Lopes.

Após a pesquisa, Christian Feest saiu satisfeito. “A visita foi extremamente produtiva, já que permitiu a identificação de data, local e tema de inúmeros negativos de nossa coleção. A riqueza de dados da parte brasileira da Coleção Mario Baldi, que levo agora para Áustria, possibilitará um avanço significativo na identificação da nossa parte do acervo. Temos informações novas para um ano inteiro de trabalho em Viena”, comemorou o antropólogo austríaco.

“A visita de Feest veio em um momento muito oportuno. Além da parceria iniciada em 2009, este encontro serviu para estreitar relações e foi o marco para iniciarmos uma nova parceria com o Museu de Viena, que vai nos ajudar a interpretar melhor o nosso acervo. Temos livros, por exemplo, que contam momentos importantes da história de Teresópolis e estão escritos em alemão. Esperamos que a tradução destes documentos seja um dos resultados deste trabalho”, avalia o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A parceria entre a Secretaria de Cultura e o Museu de Etnologia Viena teve início em 2009, com a Exposição ‘Mario Baldi: fotógrafo austríaco entre índios brasileiros’, que fez parte do circuito de exposições do Foto Rio 2009, sendo exposta durante um mês no Arquivo Nacional, no Rio, e depois na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Reunindo 68 fotografias, além de publicações ilustradas do artista, dos anos 30, e documentos sobre sua vida, a exposição retratou parte do trabalho do fotógrafo, de renome internacional, que teve relação direta com Teresópolis entre as décadas de 1920 e 1950, por conta de suas viagens pelo interior do Brasil e de sua proximidade com o príncipe Dom Pedro de Orleans e Bragança. Mario Baldi chegou a morar em Teresópolis e dedicou boa parte de sua carreira ao registro da vida dos índios Bororo e Carajá.

Por mais de 50 anos, o acervo de Mario Baldi esteve dividido entre Viena e Teresópolis, até que, por iniciativa do historiador Marcos Lopes e incentivo do secretário Wanderley Peres, a Secretaria de Cultura de Teresópolis iniciou os contatos com o Museu de Etnologia de Viena para realizar a exposição. Passado um ano desta primeira experiência, as duas instituições retomam a parceria e deverão, em breve, assinar um acordo de cooperação para oficializar o Projeto Baldi e lançar um portal na internet unindo virtualmente as duas coleções.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui