Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis melhora índice de qualidade de vida

Cidade sobe posições no Ranking da Firjan

Dedo de Deus - Foto: Portal TerêTeresópolis, 05/10/2010 - Divulgado na última semana de setembro, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), referente ao ano de 2007, aponta que Teresópolis vem evoluindo no ranking de crescimento estadual e nacional.

O índice foi criado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para avaliar o desenvolvimento humano, social e econômico de todos os municípios brasileiros, levando em consideração dados oficiais relativos a três principais áreas: emprego e renda, educação e saúde. O IFDM pode ser considerado uma ferramenta de gestão pública, na medida em que permite o acompanhamento sistemático da realidade dos municípios brasileiros.

A pesquisa mostra que Teresópolis está na 13ª colocação no ranking estadual e na 420ª no nacional, com um IFDM de 0,7654, considerado moderado. O município subiu cinco posições em relação à última pesquisa, divulgada no ano passado com dados de 2006, quando ocupava o 18º lugar no Estado e o 561º no País. O IFDM de 2007 mostra ainda que Teresópolis está na frente da cidade vizinha de Nova Friburgo, que ocupa a 14ª colocação estadual e a 462ª nacional. Da Região Serrana, Petrópolis é o município que vem mantendo crescimento constante, figurando no 11º lugar do ranking estadual e no 282º do nacional.

Se a comparação for feita com o levantamento referente ao ano-base de 2000, que foi divulgado em 2008, é possível perceber a evolução ainda maior do desenvolvimento de Teresópolis. Neste período, o município ocupava o 49º lugar no ranking estadual, e a 1209ª colocação no ranking nacional.

“Comemoramos o fato de Teresópolis figurar entre os 13 municípios do Estado do Rio de Janeiro com o melhor índice de desenvolvimento municipal, apurado por uma instituição conceituada como a Firjan. Entretanto, trabalhamos para alcançar melhores colocações. Nossa meta é transformar Teresópolis numa cidade moderna, organizada e com uma economia forte, com oportunidade de empregos e mais qualidade de vida para a nossa população”, salienta o Prefeito Jorge Mario.

O Estado no IFDM

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) aponta que, em 2007, o Estado do Rio de Janeiro mostrou manutenção do quadro encontrado em 2006. O Rio de Janeiro manteve a terceira colocação, atrás apenas de São Paulo e Paraná. O IFDM mostra que o quesito Emprego e Renda no Estado teve leve recuo, enquanto Educação não apresentou índice de crescimento significativo. Saúde foi a única área a apresentar melhora do índice em 2007, ainda que pequena, de 0,5% e confirmou posição de alto desenvolvimento da saúde básica fluminense e a 9ª colocação entre os estados.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui