Teresópolis toda na Internet

 

 

Tempo integral em novas escolas

Programa Mais Educação em 18 unidades

Teresópolis, 01/10/2010 - Numa iniciativa pioneira, e cumprindo mais um compromisso de gestão, em 2009 o Prefeito Jorge Mario implantou o ensino em tempo integral na Escola Municipal Aclimea de Oliveira Nascimento, no bairro de São Pedro.

Com cerca de 240 alunos de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, a escola funciona das 7h45 às 16h. Na parte da manhã, os estudantes têm aulas regulares; à tarde, participam de oficinas variadas, completando o tempo com atividades pedagógicas, culturais, esportivas e artísticas.

Desde meados de setembro, com a parceria do Governo Federal, a elevação do tempo de permanência das crianças nas escolas está sendo estendida a outras 18 unidades escolares municipais.

Estão sendo contempladas com o Programa Mais Educação as escolas municipais Beatriz Silva (Barra do Imbuí), Helena de Paula Tavares (Araras), Alice Saldanha (Morro do Tiro), Dorvalino de Oliveira (Meudon), Estado de Israel (Jardim Salaco), Elza de Oliveira (Paineiras), João Adolfo Josetti (Posse), Lar de Isabel (Pimenteiras), Manoel Medeiros e Paulo Freire (Vale do Paraíso), Manoel José Fernandes (Jardim Meudon), Marilia Porto (Santa Cecília), Pastor Assis Cabral (Espanhol), Irene Sant’Anna do Valle (Pimentel), Alice Saldanha (Prata), Sakurá (Ermitage), Sebastião Branco (São Pedro) e Francisco Maria Dallia (Bonsucesso – 3º Distrito).

Isso acontece através do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, que está investindo mais de R$ 800 mil na implantação desta nova proposta de ensino no município, dinheiro utilizado na compra de materiais e na contratação de monitores. A meta é beneficiar 4.039 estudantes do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

O Programa Mais Educação amplia o tempo de aprendizagem dos alunos de quatro para sete horas diárias, sendo quatro horas de ensino regular, e três com atividades culturais, esportivas, ambientais e de lazer, sempre mantendo conexão pedagógica com o conteúdo dado em sala de aula. “Com a elevação do tempo de permanência dos alunos nas escolas, eles passam a fazer quatro refeições diárias, com cardápios balanceados de forma que recebam 70% dos nutrientes que cada criança precisa ingerir, por dia”, explica a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn.

As atividades diferenciadas acontecem através de oficinas de dança, rádio e jornal escolar, fotografia e leitura, teatro, pintura, história em quadrinhos e coral. Também são oferecidas oficinas esportivas, como futsal, tênis de mesa e judô, entre outras. Os alunos contam ainda com reforço em Língua Portuguesa e Matemática. As oficinas são ministradas por 90 monitores, contratados através de chamada pública, de acordo com o manual do Governo Federal. Como algumas escolas não dispõem de espaço físico para a realização das atividades, são firmadas parcerias com clubes, associações, igrejas e colégios municipais e estaduais.

“O Mais Educação proporciona uma melhora considerável na aprendizagem. A proposta segue a teoria das inteligências múltiplas, em que a criança utiliza múltiplas ferramentas, de acordo com suas aptidões, e aprende a interpretar o mundo através de oficinas variadas. É o mesmo princípio aplicado na Escola Aclimea Nascimento. Estamos investindo na formação cidadã dos alunos da rede municipal”, conclui a Secretária Magali Tayt-Sohn.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui