Teresópolis toda na Internet

 

 

Duas novas vacinas para as crianças

Novo calendário de imunização infantil

Teresópolis, 29/09/2010 - Seguindo orientação do Ministério da Saúde, em outubro duas novas vacinas, que até recentemente só eram disponibilizadas em clínicas particulares, passam a fazer parte do calendário básico de vacinação na rede pública de saúde. A partir da próxima segunda-feira, dia 4, entram na rotina dos postos de saúde de Teresópolis as vacinas Pneumocócica 10-Valente e a Meningocócica C, direcionadas a crianças menores de 2 anos.

Com isso, o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) passa a contar com 13 tipos de vacinas. Profissionais de saúde estão recebendo capacitação da Secretaria Municipal de Saúde. “A inclusão dessas vacinas é um avanço para a saúde pública, pois vai proteger a população contra várias doenças e contribuir para a redução da mortalidade infantil”, destaca o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo.

A vacina Pneumocócica 10-Valente oferece imunização contra dez diferentes sorotipos da bactéria Streptococcus Pneumoniae, que causa doenças como pneumonia, meningite, septicemia, artrite, sinusite e otite média aguda. Já a vacina Meningocócica conjugada tipo C protege as crianças contra a bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C, responsável por causar infecções graves como a meningite e a septicemia.

“A partir da próxima semana as mães poderão procurar as unidades de saúde para atualizar o cartão vacinal de seus filhos. Esta é mais uma medida para a proteção da saúde infantil. Como as vacinas entrarão na rotina, os pais não precisam correr aos postos de saúde”, orienta a Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Daurema Docasar.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui