Teresópolis toda na Internet

 

 

Ministro do Trabalho em Teresópolis

Ajuda de custo aos alunos do ProJovem

Ministro interino do Trabalho e Emprego Paulo Roberto dos Santos Pinto com o Secretário de Trabalho Marcos Ferreira dos Santos - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 29/09/2010 -  Nesta segunda, 27, o Prefeito Jorge Mario recebeu a visita do Ministro interino do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto dos Santos Pinto. Ele veio a Teresópolis conhecer o trabalho realizado pela Prefeitura através dos cursos de qualificação profissional oferecidos em parceria com o Governo Federal na cidade. Entre eles, o ProJovem Trabalhador (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), que atende cerca de mil jovens.

“Excelente a visita do Ministro, que veio pessoalmente conferir como a Prefeitura está coordenando esse importante programa, que garante ao jovem formação cidadã e condição de inclusão no mercado de trabalho. Isso demonstra o nosso prestígio junto ao Governo Federal e confirma nosso compromisso de gestão com a qualificação dos nossos jovens”, avaliou o Prefeito Jorge Mario.

O Ministro mostrou que vem acompanhando as ações da Prefeitura. “A informação que temos em Brasília é que o trabalho está sendo muito bem feito no município, com grande resultado. Mas gostamos de acompanhar e também dar uma palavra de orientação aos jovens que estão fazendo os cursos. Entendemos que é importante mostrar a eles que devem se dedicar, pois os cursos vão abrir as portas no mercado de trabalho”, explicou o Ministro interino Paulo Roberto dos Santos Pinto.

Ele encerrou a visita a Teresópolis com uma mensagem aos alunos dos cursos do ProJovem durante o seminário “Talento, Empreendedorismo e Trabalho”, realizado na noite de segunda-feira, no salão da Casa de Portugal, na Várzea.

Durante o evento, o Ministro interino garantiu que em breve será liberada a ajuda de custo de R$ 100 a que os alunos dos cursos do ProJovem Trabalhador têm direito. “O auxílio não foi liberado porque os alunos ainda não cumpriram a carga horária necessária para o Ministério fazer o primeiro pagamento. Existem as regras do projeto de qualificação, que devem ser cumpridas. Em dez ou quinze dias essa questão deverá estar resolvida”, garantiu o Ministro, sob os aplausos do público.

Aprovação ao programa

Os cursos do ProJovem Trabalhador tiveram início no dia 16 de agosto. Além das aulas noturnas, os alunos também participam de atividades como o seminário “Talento, Empreendedorismo e Trabalho”, que teve como palestrante André D’Ávila, gerente de expansão da rede de lojas Taco. Os alunos aprovaram a iniciativa. “Muito bom, pois sou garçonete e este curso é uma forma de conseguir um emprego mais estável”, comentou Josiane Silvestre Mota, 27 anos, que faz o curso de Esporte e Lazer na Escola Municipal Paulo Freire, no Vale do Paraíso.

Fazendo o curso de Administração 3, no Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT), em Araras, a aluna Viviane Pereira de Jesus, 24 anos, também tem muitas expectativas.

“As aulas são bem interessantes. Acho que terei mais oportunidade no mercado de trabalho depois do curso”, opinou. Aluna do curso de Serviços Domésticos 2, também no CEHPT, Marília Cardoso, 19 anos, está animada. “Está valendo a pena fazer o curso, estou aprendendo bastante e pretendo sair empregada”, relatou.

Com duração de seis meses, são disponibilizados cursos nas áreas de Administração (arquivador, almoxarife, auxiliar administrativo e office-boy/office-girl); Esporte e Lazer (recreador, agente comunitário de esporte e lazer, monitor e animador de eventos); Saúde (auxiliar de administração em hospitais e clínicas, recepcionista, atendente de laboratório e de farmácia); Serviços Domésticos (faxineira, porteiro, cozinheira, caseiro, passador de roupas, cuidador de idosos, babá e lavandeiro); Telemática (operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing e assistência em informática e celulares); e Turismo e Hospitalidade (organizador de eventos, auxiliar de garçom, recepcionista de hotéis e guia de turismo local).

Os participantes têm direito ainda a lanche, transporte até o local do curso, material pedagógico com todo o conteúdo a ser estudado e duas camisetas, garantidos pela Prefeitura. A ajuda de custo é de R$ 600 durante todo o período dos cursos e liberado mensalmente, mediante comprovação de frequência.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui