Teresópolis toda na Internet

 

 

Made in Espaço Mulher

Expositoras exportam produtosSantana da Silva e o seu artesanato: uso de material reciclável garante originalidade das peças - Foto: Roberto Ferreira

Teresópolis, 29/09/2010 - Iniciativa do Governo Municipal lançada em julho de 2009 para promover a cidadania feminina e inserir as mulheres no mercado de trabalho através da economia solidária, o Espaço Mulher está mudando a vida de muitas expositoras.

Confirmando ser uma política pública de sucesso, o programa vem contribuindo para o aumento da renda familiar das empreendedoras, oferecendo possibilidades de organização para superar a desigualdade de gênero.

Expositora Dilce de Barros - Foto: Roberto FerreiraMade in Espaço Mulher

Existem empreendedoras do Espaço Mulher já estão exportando algumas das peças que produzem.

É o caso de Dilce de Carvalho Silva de Barros, 56 anos, que confecciona artigos de tricô, sabonetes decorados e caixaria. Diferencial do seu artesanato é a reciclagem, em que utiliza filtros de café na decoração de pratos, travessas e caixas de presente. Porém, foram as estolas de crochê que despertaram o interesse de uma visitante do Espaço Mulher.

“Morando nos Estados Unidos e em visita ao Espaço Mulher, a senhora comprou algumas estolas. Ela gostou tanto que encomendou cachecóis e sabonetes decorados”, comemora. “O Espaço Mulher mudou muito a minha vida. Antes eu era uma dona de casa que fazia tricô. Agora, eu diversifiquei a minha produção e tenho um lugar para vender os meus produtos”, agradece.

A produtora Cristina Barbosa exporta artesanato e divulga os princípios da economia solidária - Foto: Roberto FerreiraOutro caso de sucesso é o da expositora Cristina Barbosa, 44 anos, e que confecciona peças em tricô, como caminhos de mesa, tapetes, toalhas e cortinas. “Uma visitante que ia para Nova York comprou dois caminhos de mesa em barbante para o Dia dos Pais. Desde então tem feito novas encomendas, desta vez de tapetes”, conta, orgulhosa. “Através do Espaço Mulher eu reforço a minha renda familiar e ainda tenho o meu trabalho divulgado e valorizado. E o que é melhor: com um preço justo, fixado de acordo com o custo da produção”, revela.

Através da Secretaria dos Direitos da Mulher e do Espaço Mulher, Cristina se tornou agente do Brasil Local, projeto da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, voltado para a geração de trabalho e renda por meio da economia solidária.

Ela também trabalha com a organização não-governamental Guayí, no Rio Grande do Sul, que incentiva a formação em autogestão e estimula a auto-organização de redes entre os empreendimentos solidários. “Sou uma agente de economia solidária feminista e percorro o Estado do Rio de Janeiro divulgando os princípios desta política que pode mudar a vida das mulheres”, explica.

Em Teresópolis há 26 anos, a cearense de descendência indígena Santana Souza Ferreira da Silva, 60 anos, produz tapetes, bonecas, almofadas, bolsas e colchas de retalhos. Ela utiliza materiais como palha, lacre de latas de refrigerante e garrafas pet nas suas peças de artesanato, que ganham um toque de originalidade. “Tem cliente que já levou o meu trabalho para o Japão e os Estados Unidos. E isso aconteceu através do Espaço Mulher”, assegura.

Criativa, Santana sempre produziu artesanato para garantir a sua sobrevivência, peças que vendia percorrendo a cidade e também na Central do Brasil, no Rio. “Aqui divulgo o meu trabalho, faço amizade com as outras expositoras e contatos com clientes que levam meu artesanato para fora do país. Se não fosse o Espaço Mulher, minha vida seria muito mais difícil financeiramente, pois não tenho renda nenhuma e sobrevivo do que produzo”, frisa.

Secretária dos Direitos da Mulher Norma Suely: Espaço Mulher é uma política pública de sucesso - Foto: Roberto FerreiraA Feira

Seguindo as diretrizes da política nacional para as mulheres, criada pelo Governo Federal para promover e fortalecer a cidadania e a autonomia das brasileiras, o Espaço Mulher é vinculado à Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher. Funcionando nos fins de semana e feriados na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, a iniciativa reúne cerca de cem expositoras, que comercializam artigos variados nas áreas de alimentação, confecção e de artesanato. São ótimas opções de presentes criativos e de bom gosto, além de belas peças para decoração de ambientes. É uma grande mostra que valoriza as artesãs e a sua capacidade de criação.

A criatividade e o talento das empreendedoras podem ser conferidos na qualidade, na beleza e na variedade dos artigos que produzem nas áreas de decoração e enfeites, beleza e estética feminina, confecção e alimentação. Todo fim de semana o público pode encontrar artigos como sabonetes decorados, perfumes, tapetes, caminhos de mesa, almofadas, bolsas, bonecas, colchas, bijuterias, caixarias, roupas e quadros, entre outros.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui