Teresópolis toda na Internet

 

 

Festival de Dança de Teresópolis

200 bailarinos participaram do evento

Teresópolis, 29/09/2010 - Quase 200 bailarinos de Teresópolis, Nova Friburgo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte estiveram em Teresópolis no último fim de semana para participar do 10º Festival Nacional de Dança de Teresópolis. O evento, realizado de 16 a 18 de setembro, no Espaço Cultural Higino, teve coordenação da professora de dança Simone Chacon e apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

A abertura do evento aconteceu na quinta-feira, 16, e teve a presença do subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho. “O Festival de Dança é mais uma iniciativa para resgatar para Teresópolis o título de Cidade dos Festivais. Um evento de alto nível que dá visibilidade à vocação cultural e turística de Teresópolis”, destacou Ronaldo Fialho, presente em todos os dias do evento.

Realizado ininterruptamente entre 1994 e 2003, o Festival Nacional de Dança voltou a ser promovido em 2010, com o objetivo de fomentar a cultura e promover o intercâmbio artístico. “Retomamos o festival depois de um intervalo e voltamos em outro momento político e cultural da cidade. Felizmente, o retorno deu muito certo. Tivemos grande participação de bailarinos e ótimo público. Um sucesso, tanto para quem veio se apresentar, como para Teresópolis, devido ao intercâmbio cultural e à movimentação turística”, comemorou a professora Simone Chacon.

Com duração de três dias, o 10º Festival Nacional de Dança de Teresópolis teve início na quinta-feira, 16, com a apresentação de grupos e bailarinos convidados. Se apresentaram a Companhia de Dança Rio Ballet, do Rio de Janeiro, e cinco grupos de dança de Teresópolis: Companhia de Dança Simone Chacon, Casa de Cultura Adolpho Bloch, Tanz Companhia de Dança, Companhia Aryana Rebelo de Dança do Ventre e Ballet Pro-Arte.

Na sexta-feira, 17, e no sábado, 18, foi realizada a etapa competitiva do evento, com apresentações nas mais variadas modalidades, divididas nas categorias infantil (8 a 11 anos), júnior (12 a 14 anos), juvenil (15 a 17 anos) e sênior (18 anos em diante). Na sexta, se apresentaram bailarinos da Companhia de Dança Simone Chacon, Grupo Dançarte-Casa de Portugal, Equipe Dança Comigo e a Companhia Aryana Rebelo de Dança do Ventre, de Teresópolis; Núcleo de Artes e Dança de Nova Friburgo; Grupo Cultural de Dança e o Centro de Movimento Deborah Colker – Grupo Jovem Ronaldo Martins, do Rio de Janeiro. E no sábado, foi a vez de se apresentarem as companhias Ballet Pro-Arte, de Teresópolis; Núcleo de Artes e Dança e Marqui Cia de Dança, de Nova Friburgo; Grupo Cultural de Dança, Centro de Dança Rio e Escola de Dança Marcelo Estrella, do Rio de Janeiro, e Ata-me - Dança de Salão, de Belo Horizonte.

As apresentações foram analisadas por uma banca de jurados, formada por Paulo Rodrigues, Wanda Garcia, Júlio Bottoni e Antônio Costa, que avaliaram seguindo os critérios de técnica, musicalidade, figurino, harmonia e montagem coreográfica. As melhores apresentações de cada dia receberam prêmio de R$ 1.000. Os vencedores de sexta foram os bailarinos Denilson Vieira e Giovanna Lamboglia, com a coreografia Dom Quixote, categoria sênior, modalidade clássico de repertório. No sábado, duas apresentações empataram. Levaram o prêmio a coreografia Hairspray, com 22 bailarinos, categoria sênior, modalidade jazz; e outros nove bailarinos, com a coreografia Suíte Espanhola, categoria juvenil, modalidade gráfico. O prêmio especial do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD) foi para Edson Barbosa.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui