Teresópolis toda na Internet

 

 

Oito mil mudas na Vila Muqui

Programa Municipal de ReflorestamentoReflorestamento na Vila Muqui: Prefeito Jorge Mario e Secretário de Meio Ambiente Flávio Castro plantam muda de ipê amarelo - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 29/09/2010 - Além de integrar o Dia do Clima e comemorar o Dia da Árvore, o plantio de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, promovido nesta terça, 21 de setembro, no bairro Vila Muqui, marcou o início do programa municipal de reflorestamento na localidade.

Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, dentro da política de preservação ambiental executada pelo Governo Jorge Mario, o programa prevê o plantio de oito mil mudas até dezembro, numa área de cerca de 30 mil metros quadrados localizada na parte mais alta da comunidade.

Alunos da rede municipal plantam mudas nativas da Mata Atlântica na Vila Muqui - Foto: Marco EstevesPara o Prefeito Jorge Mario, Teresópolis vem avançando na questão do reflorestamento. “O nosso objetivo é, cada vez mais, recuperar as áreas degradadas e dar mais qualidade de vida à população. Que nos próximos anos possamos comemorar o Dia da Árvore com mais mudas plantadas e áreas reflorestadas no município. E o que é importante, envolvendo os alunos do ensino fundamental e as famílias na conscientização sobre a importância da preservação e recuperação do meio ambiente”, comentou o Prefeito, que plantou uma muda de ipê amarelo na Vila Muqui, acompanhado do Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, e de estudantes do primeiro segmento do ensino fundamental das escolas municipais Professor Paes de Barros e Elza Tricano.

Desde 2009 a Prefeitura vem mapeando as áreas degradadas da cidade e priorizando a recuperação ambiental nas áreas de preservação permanente, como topos de morro e margens de rios Recomposição de áreas de preservação, controle da erosão do solo, prevenção de ocupação irregular, amenização do clima, retenção de poluentes atmosféricos e embelezamento da paisagem são alguns dos benefícios do reflorestamento.

Segundo o Secretário Flávio Castro, a manutenção do reflorestamento na Vila Muqui será realizada num período de três anos. “Esse tempo de manutenção é necessário para garantir a rega das mudas, evitar pragas e a ocorrência de incêndios florestais. Depois desse tempo, as plantas podem se desenvolver sozinhas, não necessitando mais da intervenção humana”, explicou.

Contando com a parceria do Instituto Terra de Preservação Ambiental, o plantio de mudas na Vila Muqui fez parte do Dia da Árvore, quando também se comemora o Dia do Clima – Dia C, criado há dois anos pelo Governo Estadual. Inserido no projeto “Contador de Árvores da Mata Atlântica”, da Secretaria Estadual do Ambiente, o Dia C incentiva o plantio voluntário e simultâneo do maior número possível de mudas da mata nativa do Estado do Rio de Janeiro em apenas 24 horas.

Meio ambiente na escola

Acompanhando os estudantes das turmas do 5º ano e de aceleração da Escola Professor Paes de Barros, a orientadora pedagógica Marcia Maurat aprovou a atividade. “Reflorestamento é vida e saúde. É o que ensinamos aos nossos alunos dentro do projeto de meio ambiente desenvolvido no bimestre, para que eles aprendam a cuidar e a ter amor pela natureza”, destacou. A diretora da Escola Elza Tricano, professora Solange de Almeida, concordou. “Muito importante esta ação para despertar a consciência ambiental nos nossos alunos. Este é o papel da escola”, destacou.

Os alunos gostaram de participar da atividade, que resultou no plantio de mudas de ipês, cabiúnas, acácias, quaresmeiras e paineiras, entre outras espécies. “É importante porque protege o meio ambiente”, disse Nayara Nunes, do 5º ano da Escola Paes de Barros. “Com mais árvores a gente respira ar mais puro”, completaram as colegas Vitória Barbatti e Laís de Carvalho, da mesma turma. “Além disso, protege o solo”, lembrou Alan César, do 4º ano da Escola Elza Tricano. “E preserva a natureza”, concluíram Débora Késsia e Mateus Soares, também do 4º ano.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui