Teresópolis toda na Internet

 

 

Mais uma festa do Cultura nos Bairros

Trupe esteve na Vila Muqui

O futebol maluco foi uma das atividades do Cultura nos BairrosTeresópolis, 21/09/2010 - Uma tarde de festa, recheada de atrações e com direito até mesmo a bolo de aniversário. Este foi o resultado de mais uma edição do projeto Cultura nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, que esta semana visitou a Vila Muqui. As atividades atraíram crianças e adultos da comunidade, que se divertiram com animação cultural, teatro e apresentações musicais.

“Além de levar arte e entretenimento às comunidades, na Vila Muqui o Cultura nos Bairros foi ainda mais vitorioso, estreitando de fato a relação com a comunidade, revelando e dando oportunidade aos artistas locais. Essa proximidade é o maior objetivo do nosso projeto, que visa levar a arte onde o povo está”, comemorou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, que prestigiou a festa ao lado do Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo, e do Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Cenas do espetáculo ‘Transitando’Realizadas no ponto final de ônibus da Vila Muqui, as atividades começaram com a atuação dos agentes culturais da Secretaria de Cultura. Utilizando fantasias e acessórios, os agentes Gisele Rosini, Sérgio Moraes, Maura Ferreira, Thiago Hausen, Diego Prata e Alexandre Zigoto divertiram a criançada com muitas danças e brincadeiras. E logo depois, encenaram o espetáculo ‘Transitando’, que visa conscientizar a população sobre a educação no trânsito, através de divertidos esquetes.

Junto com os agentes, as atrizes Nara Zeitune e Andrea Sant’Anna, do Grupo Pirueta, também divertiram as crianças do bairro com a pintuagem e com diversas brincadeiras, como ‘futebol maluco’ e ‘vestir o palhaço’.

A cantora e repentista Wanda Pinheiro“Sempre ouvi falar do Cultura nos Bairros mas nunca tinha assistido. Gostei, principalmente pelo tom educativo do teatro de rua, que transmite a nossa preocupação com o crescente número de acidentes de trânsito”, observou o Secretário de Saúde, Maurílio Schiavo.

Abrindo as apresentações musicais, a cantora e repentista Wanda Pinheiro agradou a plateia com variados repentes e canções como ‘Beijinho Doce’ e ‘Estúpido Cupido’. Paulo Medeiros, outro voluntário do projeto, optou por cantar sucessos do grupo ‘Raça Negra’ e também acertou.O grupo de hip hop Garotos Sensação representou a comunidade

E em seguida, representando a comunidade, se apresentou o grupo de hip hop ‘Garotos Sensação’, formado por Greison, Patrick, Juan e Claudenir, todos moradores da Vila Muqui. “Foi ótimo para o grupo ter a oportunidade de se apresentar, pois ajuda a divulgar o nosso trabalho. Só temos a agradecer”, comentou Claudenir.

Também representando a comunidade, a pequena Kemile Siqueira, de oito anos, subiu ao palco e cantou uma música de Patrícia Araújo. “Eu estou adorando o dia de hoje. Gostei das brincadeiras, do teatro, mas a melhor parte foi cantar”, disse a menina.

Um dos momentos altos da festa foi a homenagem prestada pela Secretaria de Cultura ao presidente da Associação de Moradores da Vila Muqui, Genaro Ramos dos Santos, mais conhecido como Genaro da Zabumba, que estava comemorando 60 anos de idade. “O trabalho de Genaro da Zabumba é uma demonstração clara dos muitos talentos existentes em Teresópolis. É um de nossos grandes parceiros e merece nossos aplausos e esta justa homenagem”, comentou o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, anunciando o ‘Parabéns a você’ cantado para o aniversariante, com direito a bolo.

Emocionado, Genaro agradeceu, brincou com a criançada e ainda aproveitou para tocar sua zabumba, ao lado de Abraão e Wanda Pinheiro. “O Cultura nos Bairros é um projeto maravilhoso e, nesta segunda visita aqui, não poderia ser em melhor data. Uma festa perfeita e que ainda comemorou meu aniversário, ao lado de muitos amigos. Foi uma grande alegria para mim e mais ainda para a comunidade. Agradeço muito à Secretaria de Cultura pela parceria”, destacou Genaro.

Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, sob a coordenação dos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o Cultura nos Bairros tem por objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo, abrindo oportunidade também para os artistas locais. Lançado em 2009, o Projeto Cultura nos Bairros completou um ano em junho. Dezoito comunidades foram visitadas no ano passado e, este ano, a equipe já esteve nas localidades de Santa Cecília, Granja Guarani, Salaco, Araras, Vargem Grande, Pimentel, Canoas, Pinheiros, Água Quente, Pessegueiros, Quinta Lebrão, Prata dos Aredes e Vila Muqui.

A próxima edição está marcada para 26 de setembro, em Três Córregos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui