Teresópolis toda na Internet

 

 

Incentivo à criação de peixes

Prefeitura busca recursos para piscicultura

Foto: Sec. de AgriculturaTeresópolis, 21/09/2010 - Tendo como foco a geração de renda extra, o incentivo ao consumo próprio e a promoção social, desde 2009 a Secretaria Municipal de Agricultura vem investindo na implantação de um projeto de piscicultura em Teresópolis. A ação incentiva a produção da cadeia produtiva do pescado no município, ensinando o produtor rural a utilizar o mesmo açude que usa na irrigação de sua plantação para a criação de peixe.

A espécie escolhida é a tilápia, a segunda mais criada no mundo. Ela tem grande capacidade de reprodução, boa adaptabilidade em condições ambientais favoráveis, boa conversão alimentar e ganho de peso, facilidade na obtenção de alevinos, bom crescimento em regime intensivo e carne de textura firme e sem espinhos, com ótima aceitação no mercado.Veterinário Maurício Santiago, engenheiro agrônomo Aloísio Sturm e Secretário de Agricultura Fernando Mendes - Foto: Sec. de Agricultura

“Esse projeto de piscicultura atende uma das propostas de nossa gestão, que é a introdução de novas culturas e tecnologias de produção. E a criação de peixe é um meio de agregar valor a essa produção”, destaca o Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Mendes.

O responsável pela implantação e desenvolvimento do projeto que incentiva a criação de peixe como atividade econômica rentável é o engenheiro agrônomo Aloísio Sturm, com a colaboração do veterinário Maurício Carvalho Santiago, ambos da Secretaria de Agricultura.

Segundo Sturm, foram visitadas 100 propriedades rurais com potencial de produção, no 2º e no 3º Distritos de Teresópolis. “Iniciamos o projeto fazendo um levantamento de algumas condições, como temperatura, oxigênio e a dinâmica de água. Devido ao potencial para a atividade, estamos orientando os produtores interessados, e que contam com uma infraestrutura mínima, para instalar unidades de pesquisa, coletar informações e implantar a tecnologia”, explica.

Atualmente, cerca de 20 produtores rurais investem na criação de tilápias, em unidades de pesquisa que são supervisionadas por técnicos da Secretaria de Agricultura, em parceria com acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos. “Todo produtor que tem um açude para irrigar sua plantação pode criar peixe. É uma oportunidade que garante uma renda extra e que também estimula o consumo próprio de um alimento saudável. Além disso, os resíduos produzidos pelos peixes servem como adubo natural para as plantas. É uma fértil irrigação”, ensina o veterinário Maurício Carvalho Santiago.

Busca de recursos

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Agricultura, apresentou dois projetos ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), visando a captação de aproximadamente R$ 315 mil para serem investidos no fortalecimento do projeto de piscicultura. Em fase de análise pelo MPA, os recursos serão aplicados na infraestrutura e na adequação de algumas propriedades rurais interessadas na produção de peixe, bem como na assistência técnica ao produtor.

Além disso, a Prefeitura de Teresópolis está entre as 50 do país que foram habilitadas e classificadas, através de edital público do MPA, e concorre ao recebimento de um “caminhão feira”. A iniciativa faz parte do programa de apoio à cadeia produtiva do pescado proveniente da pesca artesanal e aquicultura familiar. Com capacidade para 3,5 toneladas, o veículo conta com câmara frigorífica adaptada para armazenagem e comercialização de pescado. Porém, o recebimento do caminhão depende de análise técnica do Ministério da Pesca e Aquicultura.

“Trabalhando para que a piscicultura se fortaleça como mais uma atividade econômica viável no município, o Governo Jorge Mario está investindo na infraestrutura de distribuição da mercadoria, dando suporte para que o produtor de pescado possa vender o seu produto com segurança ao consumidor, aumentando o ganho de sua comercialização”, afirma o Secretário de Agricultura, Fernando Mendes.

Função social

Desde novembro do ano passado, a piscina localizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, no Alto, foi transformada em unidade de pesquisa do projeto de piscicultura. No local é testada a criação de duas linhagens genéticas de tilápia: gift e chilatrada – ou tailandesa. A iniciativa vem obtendo sucesso. Isso porque em quatro meses, os cerca de cem alevinos depositados na piscina, e que tinham peso médio de 80 gramas, resultaram na retirada de aproximadamente 40 quilos de peixe, que foram transformados em 12 quilos de filé. Alguns exemplares alcançaram 900 gramas de peso.

Além de contribuir para a não proliferação de larvas de mosquitos no local, a iniciativa possui uma finalidade social, já que os peixes são doados para pessoas cadastradas nos programas da Secretaria. “É uma ótima experiência, visto que resolvemos uma questão ambiental, com o controle de insetos no local, e ainda doamos os peixes para as pessoas cadastradas nos nossos programas e projetos sociais. Além disso, a ajuda que recebemos da Secretaria de Agricultura demonstra mais uma vez a integração entre as pastas do Governo Municipal”, avalia Rudimar Caberlon, Secretário de Desenvolvimento Social e Economia Solidária.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui