Teresópolis toda na Internet

 

 

80 novos profissionais de Turismo

Nova turma formada no Pique Trabalho

Teresópolis, 21/09/2010 - Realizada na tarde da última quinta-feira, 16, a entrega dos certificados de conclusão do curso de capacitação em turismo para integrantes do Pique Trabalho, Programa de Integração, Qualificação e Empreendedorismo, da Prefeitura de Teresópolis.

O programa reúne homens e mulheres que atuam no sistema de estacionamento rotativo Pare Legal, na oficina de costura do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Barroso, na Ouvidoria Geral e em frentes de trabalho na Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

A cerimônia aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Soberbo, e contou com as presenças dos Secretários de Turismo, Michel Al Odeh, de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Rudimar Caberlon, e do Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos.

A iniciativa faz parte da Operação Trabalho, criada pelo Governo Jorge Mario para atender pessoas desempregadas residentes em Teresópolis e pertencentes a famílias de baixa renda. A meta é estimulá-los na busca de ocupação e ampliar suas oportunidades de reinserção no mercado de trabalho. Hoje o Pique trabalho conta com cerca de 400 integrantes com idade entre 18 e 60 anos. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, o programa promove a abertura de frentes de trabalho, cursos de qualificação profissional e ações de incentivo e de orientação para a busca de alternativas de geração de trabalho e renda.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Rudimar Caberlon, a concepção do Pique Trabalho não é só qualificar mão de obra, mas também oportunizar direitos e deveres que eles não tinham conhecimento, informação nem acesso. “Os cursos fazem parte da Operação Trabalho e todos estão participando ativamente dessas capacitações. Os cursos oferecem a condição que eles precisam para saírem da situação de vulnerabilidade social e resgatar a autoestima. Tenho certeza que a partir daí eles poderão construir perspectiva de futuro para suas vidas”, afirmou o Secretário.

Para o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, o grupo de formandos será mais um canal de aproximação do turista com a cidade. “È de extrema importância a capacitação de todos os atores envolvidos no processo do turismo. Teresópolis vem se destacando cada vez mais nesta área, e é bom que esse primeiro contato com o visitante seja de forma elegante e cordial. Assim cuidaremos melhor também do nosso turista”, declarou Michel.

De acordo com o Secretário de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, os programas de qualificação e de inserção têm sido o grande investimento do Governo Jorge Mario na população de Teresópolis. “O Pique Trabalho é voltado para pessoas de 18 a 60 anos de idade, oferecendo oportunidades de entrada ou reinserção no mercado de trabalho através de capacitações como esta”, assegurou Marcos Ferreira.

O curso

Com oitenta inscritos e duração de dois meses, o curso de turismo encerrou suas atividades na última quinta-feira, 16, com um city tour pela cidade conhecendo os principais pontos turísticos. Com o apoio do Secretário Michel Al Odeh e supervisão do Subsecretário, Flávio Gueiros, as aulas tiveram como instrutor técnico o guia de turismo e chefe do departamento de atendimento ao turista da Secretaria, Henrique Silva, que comentou sobre a classe. “Atuando no trânsito, são eles que na maioria das vezes fazem o primeiro atendimento às pessoas. Muitos não tinham informações adequadas para orientar o turista e até mesmo moradores que precisavam de explicações para chegar a determinado lugar. Agora com a qualificação eles estão aptos a não só informar, mas ajudar o visitante orientando quanto às ruas e lugares e indicando nossos principais atrativos turísticos”, explicou Henrique.

Para Adriana Medeiros de 24 anos, o Pique Trabalho está abrindo portas para sua vida profissional. “Com os cursos eu aprendi muitas coisas. Antes eu não tinha renda nenhuma e agora estou na Ouvidoria”. Adriana da Silva Souza, do Pare Legal, tem 40 anos e estava em situação de vulnerabilidade social. “Para mim essa chance está sendo mais do que uma segunda oportunidade, mas também uma bênção na minha vida e na vida dos meus familiares. É a primeira vez que me sinto realmente valorizada. Através desse programa da Prefeitura sinto-me parte novamente da sociedade. Esse Prefeito está cuidando muito bem do povo de Teresópolis”, finalizou Adriana.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui