Teresópolis toda na Internet

 

 

Recursos do PAC2 para Teresópolis

Prefeito apresentou projetosPrefeito Jorge Mario com o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, em Brasília - Foto: Divulgação

Teresópolis, 17/09/2010 - A Prefeitura de Teresópolis apresentou projetos ao Governo Federal e será contemplada com recursos do PAC2 – a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento, a partir do início de 2011. Os projetos apresentados contemplam a periferia do município, bairros que necessitam de mais intervenções em saneamento básico, habitação, pavimentação, creches, unidades básicas de saúde, quadras cobertas, praças, equipamentos culturais e esportivos.

Segundo o Prefeito Jorge Mario, os recursos estão previstos para serem contratos ainda este ano, sendo que as obras têm previsão de execução no início do próximo ano.

“Os recursos que serão liberados atenderão aos bairros que necessitam de maior infraestrutura do município e com a população mais carente”, afirmou Jorge Mario, que reforçou ainda o bom relacionamento que a Prefeitura Municipal mantém com os Governos Estadual e Federal. “Nossa diretriz é manter o bom relacionamento com Estado e União, política que vem sendo concretizada com a conquista de vários convênios em benefício de Teresópolis. Trabalhamos pelo desenvolvimento econômico, social e ambiental de nossa cidade”.

Acompanhando pessoalmente a elaboração de projetos, o Prefeito Jorge Mario ordenou a criação de um núcleo de projetos, sob a coordenação da Secretaria de Governo. Nos últimos três meses foram apresentados projetos para todas as áreas carentes da cidade, principalmente os bairros que necessitam de investimentos em saneamento, pavimentação, drenagem e contenção de encostas. "Conseguimos finalizar todos os projetos nos prazos estipulados pelo Governo Federal, e ainda conseguimos elaborar cerca de 80% dos projetos em condições licitáveis, ou seja, projeto executivo pronto, com todas as licenças ambientais anexadas", explica o Secretário de Governo, José Alexandre Almeida, que coordena o núcleo de projetos da Prefeitura.

Na última semana o Prefeito Jorge Mario e o Secretário de Governo, José Alexandre, estiveram em Brasília para reunião do PAC 2, que contemplará projetos para creches, quadras cobertas, praças poliesportivas e culturais e Unidades Básicas de Saúde. "Já concluímos os projetos nas áreas de saneamento, pavimentação e contenção de encostas. Acreditamos que até o final de outubro os projetos sejam aprovados pela Casa Civil e encaminhados à Caixa Econômica Federal, que dará autorização para início do processo licitatório", afirma José Alexandre.

Em relação às creches e praças, o prazo final de apresentação dos projetos será no dia 29 de outubro. "Colocamos todos os nossos técnicos envolvidos nos projetos e temos a certeza que conseguiremos um grande número de obras para os próximos dois anos", ressalta o Prefeito Jorge Mario.

Mais recursos da União

De acordo com ranking do Siconv – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, órgão do Governo Federal, Teresópolis é o município do interior do Estado do Rio que mais captou recursos de convênios com a União, através de emendas parlamentares, que podem chegar a R$ 17 milhões. Teresópolis está entre os dez municípios que receberam o maior volume em emendas, atrás apenas de municípios da região metropolitana como Rio de Janeiro, São João de Meriti, Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

“A conquista de montante tão expressivo demonstra a seriedade da política de captação de recursos posta em prática pela nossa administração. Estamos reforçando o orçamento municipal para a realização de inúmeras obras em benefício da população”, comemora Jorge Mario.

Ainda segundo o Prefeito, o município está sendo beneficiado com a rápida liberação de recursos, encaminhados através das emendas parlamentares, por contar com um núcleo especializado na elaboração de projetos, ligado diretamente ao Gabinete do Prefeito, e também por cumprir, em tempo hábil, todos os trâmites legais exigidos.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui