Teresópolis toda na Internet

 

 

Vacinação anti-rábica adiada para outubro

Campanha aconteceria em setembro

Teresópolis, 17/09/2010 - A Prefeitura de Teresópolis informa que, de acordo com a orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação anti-rábica animal acontecerá no dia 16 de outubro e não mais neste sábado, 18 de setembro, conforme cronograma divulgado.

A imunização foi adiada porque o Governo do Estado busca regularizar junto ao Ministério da Saúde o recebimento das vacinas na CGA – Central Geral de Armazenamento. Por isso, o Estado do Rio de Janeiro definiu o adiamento da referida campanha para o dia 16 de outubro.

Teresópolis está se preparando para participar da Campanha Estadual de Vacinação Animal. Nesta data, estarão funcionando 14 postos de vacinação espalhados pela cidade, das 8h às 16h. Por medida de segurança, recomenda-se a utilização de focinheira nos cães, que devem ser conduzidos por coleira e guia. Quanto aos gatos, é necessário que sejam levados ao local de vacinação em gaiola apropriada ou sacolas de pano. É importante que os animais sejam conduzidos por um adulto, principalmente nos casos de cães de grande porte.

Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. “Por isso recomendamos que os proprietários mantenham a vacinação dos seus animais sempre em dia. Isso porque eles podem ser infectados pelo vírus transmissor da raiva a partir da mordida de morcegos, transmitindo a doença ao seu dono”, orienta Alonso de Faria.

Trabalho permanente de imunização de cães e gatos

A raiva animal está sob controle em Teresópolis. Isso se deve ao trabalho permanente de imunização de cães e gatos realizado pelo Setor de Controle de Zoonoses, ligado à Divisão de Vigilância Ambiental de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Toda semana, um veículo da Secretaria percorre a cidade para atender as comunidades do centro urbano e da zona rural, imunizando esses animais domésticos a partir dos quatro meses de vida. O serviço é gratuito.

Além disso, o Setor de Controle de Zoonoses, que funciona na sede da Secretaria de Saúde (Rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca), mantém atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, onde os proprietários podem levar os seus animais de estimação para serem vacinados. Não é preciso apresentar documentação. O telefone para informações é 2742-7272 ramal 210.

Graças a este trabalho contínuo, de janeiro até agosto deste ano, cerca de 13 mil cães e gatos já foram vacinados no município. A mobilização é contínua, pois o objetivo é imunizar, anualmente, aproximadamente 23 mil animais, número estimado da população de cães e gatos na cidade.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui