Teresópolis toda na Internet

 

 

Informes sobre o Meio Ambiente

Debates e informações na reunião do Comdema

Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 15/09/2010 - O Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) se reuniu nesta segunda-feira, 13, no auditório da Secretaria de Educação, para apresentação e discussão do Relatório Anual de Atividades do Conselho, da Proposta de Política Municipal de controle do uso de agroquímicos e dos critérios para acesso aos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Além disso, foram divulgados informes sobre o Dia do Clima, comemorado em 21 de setembro; a realização da edição mensal do projeto Quartas Ambientais, que acontece no próximo dia 29; e o andamento da inclusão dos projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil no Sistema de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (SIGEOR).

O Presidente do Comdema, Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil Flavio Castro, passou os informes da reunião. “Convido a todos do Conselho para participar da ação do Dia do Clima. No dia 21, a Secretaria e o Instituto Terra de Preservação vão promover o plantio de mudas na Vila Muqui. Em 2009, plantamos 500 árvores e este ano pretendemos dobrar este número. O plantio também contará com a participação de alunos da Escola Municipal Prof. Paes de Barros, que fica no bairro”, frisou Flavio Castro.

O Secretário destacou ainda que o tema do Quartas Ambientais de setembro será ‘Pagamento por Serviços Ambientais’ e contará com a presença de representantes de duas experiências que deram certo: uma na Bacia do Rio Guandu, no estado do Rio, e outra no Espírito Santo. Sobre a inclusão dos projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil no Sistema de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (SIGEOR), Flavio pontuou os projetos inseridos no sistema: Parque Fluvial do Paquequer; Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis; Coleta Seletiva Solidária; e Plano de Saneamento.

Na ocasião, o Chefe da Emater/RJ em Teresópolis, Newton Novo, apresentou o programa Rio Rural para os conselheiros. O projeto de desenvolvimento sustentável em microbacias hidrográficas é uma parceria da Secretaria Estadual de Agricultura com o Banco Mundial, que está investindo US$ 7,5 milhões no desenvolvimento sustentável de agricultura familiar. O Rio Rural prevê a implantação de quatro microbacias por município na região serrana e tem o objetivo de disponibilizar recursos financeiros para investimento em conservação do solo, recuperação de nascentes e produção de mudas, entre outras iniciativas.

Em Teresópolis serão as seguintes microbacias: Baixo Paquequer (Santa Rita, Pessegueiros, Cuiabá, Providência, Cruzeiro, Andradas, Brejal e Campo Limpo); Rio Preto (Serra do Capim, Gamboa, Ponte Nova e Rio Preto); Rio Bengalas (Canoas, Varginha, Prata dos Aredes, Boa Fé, Córrego das Pedras, Imbiú, Prates, Sebastiana, Venda Nova e Vargem Grande); e Rio Vieira (Vieira).

Os conselheiros vão se reunir novamente no dia 4 de outubro, em edição extraordinária, para aprovar o Relatório Anual de Atividades do Conselho, a Proposta de Política Municipal de controle do uso de agroquímicos e os critérios para acesso aos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui