Teresópolis toda na Internet

 

 

Vamos parar de fumar?

Projeto contra o tabagismo em Teresópolis

Teresópolis, 15/09/2010 - Com a proposta de capacitar profissionais de saúde para o tratamento do tabagismo no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO), funcionários, professores e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) se mobilizaram para desenvolver atividades na luta contra o tabaco.

O projeto, desenvolvido por acadêmicos, faz parte do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE), um mecanismo institucional de apoio e de fomento à pesquisa e à extensão.

A largada no combate ao tabaco foi dada em agosto, quando os profissionais de saúde fizeram anamnese (entrevista realizada pelo médico ao seu paciente) com funcionários que optaram por parar de fumar. Em seguida, ao longo do mês de setembro, acontece o tratamento dividido em quatro encontros, que incluem a abordagem cognitivo-comportamental e o apoio medicamentoso (reposição de nicotina).

“A proposta desse projeto é avançar na implantação do hospital livre do tabaco. O primeiro passo é capacitar os profissionais, o segundo é tratar os funcionários, depois os pacientes e seus familiares”, explicou o professor Carlos Luiz da Silva Pestana, do curso de Medicina e coordenador do projeto. Segundo ele, o tratamento envolve quatro pilares: a motivação; entender por que se fuma; as estratégias de enfrentamento e a prevenção de recaída. “Nestes aspectos o paciente aprende a enfrentar a dependência física, psicológica, comportamental e social”, completou.

Ações de conscientização

Nos dias 1º e 2 de setembro os estudantes do 3º período de Enfermagem aderiram à luta contra o tabaco e promoveram uma série de atividades como palestras, exposição, pesquisa e documentário no Campus Sede. Os acadêmicos realizaram os eventos sob a orientação das professoras Edenise da Silva Antas, Gleyce Padrão e Suzelaine Tanji.

“O objetivo foi contribuir e fortalecer a campanha contra o tabagismo do Ministério da Saúde. Os acadêmicos encaminharam uma proposta de conscientização sobre os malefícios ocasionados pelo tabaco aos funcionários e aos estudantes do UNIFESO”, contou a professora Suzelaine. Para o estudante Reginaldo de Souza Dias “foi muito gratificante perceber o interesse dos funcionários que participaram atentamente do evento”. Reginaldo ministrou a palestra “Enfatizando os males do tabagismo e suas consequências”, no dia 1º.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui