Teresópolis toda na Internet

 

 

Canoas e Prata receberam a trupe da Cultura

Muita festa no final de semana

A cantora e repentista Wanda Pinheiro - Foto: Cláudio FurtadoTeresópolis, 14/09/2010 - As comunidades de Canoas e de Prata dos Aredes, no Terceiro Distrito, se divertiram neste fim de semana com muitas atrações culturais. No sábado, 11, a festa aconteceu em Canoas, com dois shows que divertiram o público.

E no domingo, 12, foi a vez da comunidade de Prata dos Aredes, que recebeu a visita do projeto Cultura nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.Ayrton Rebello, coordenador do projeto - Foto: Cláudio Furtado

O fim de semana de festa foi organizado pela comunidade, através da Associação de Moradores de Canoas, Varginha e Prata dos Aredes, em parceria com a Secretaria de Cultura. No sábado, as atividades foram realizadas em Canoas.

Em estandes especialmente montados, os moradores comercializaram diversos petiscos, enquanto a comunidade se divertia com dois shows. ‘Gaúcho e seus Amigos’ tocaram muito forró, agitando a plateia, e, em seguida, foi a vez da Banda Sobretudo. Luciano, Lino, Tito, Pâmela e Rodrigão, com a participação especial de Edmilson Galdino, colocaram todo mundo para dançar ao som de sucessos de consagrados compositores nordestinos, como Zé Ramalho, Alceu Valença e Luiz Gonzaga, entre outros.

Agentes culturais apresentaram teatro de rua - Foto: Cláudio FurtadoNo domingo, 12, as atenções se voltaram para Prata dos Aredes, que recebeu a visita do projeto Cultura nos Bairros. Foi uma tarde de festa, com atividades de animação cultural, teatro, contação de história e música, que alegraram adultos e crianças. As atrações foram realizadas ao ar livre, no campo de futebol da localidade.

Os agentes culturais da Secretaria de Cultura abriram a tarde com atividades de teatro de rua, utilizando fantasias, acessórios e interagindo com a comunidade. Logo depois, foi a vez da apresentação do espetáculo ‘Transitando’, com diversos esquetes, abordando as questões ligadas à educação e à segurança no trânsito. O espetáculo foi encenado pelos agentes culturais Gisele Rosini, Sérgio Moraes, Maura Ferreira, Thiago Hausen e Diego Prata. Destaque para o agente cultural Alexandre Zigoto, que apresentou números de malabares.

A cantora e repentista Wanda Pinheiro encantou a plateia com seus repentes e canções como ‘Beijinho Doce’, ‘Coração de Papel’ e ‘Estúpido Cupido’. Paulo Medeiros também agradou com músicas como ‘Ovelha’ e ‘Tô de olho em você’. E em seguida, representando a comunidade, os alunos Caio Moraes, Felipe Diniz e Nathan Nunes, moradores de Albuquerque, cantaram o hit ‘Sem ar’, do grupo D’Black. “Adorei me apresentar. Foi muito divertido”, comentou Felipe.

Adalgisa de Carvalho, coordenadora do projeto - Foto: Cláudio FurtadoA contação de histórias foi outra atração que chamou a atenção do público, principalmente da criançada. Coordenadora do projeto, a professora Adalgisa de Carvalho agradou com o conto popular da Amazônia ‘Cobra Norato’, encantando as crianças. Fechando a tarde de festa, Wanda Pinheiro voltou ao microfone e cantou mais alguns sucessos.

Quem esteve no local, aplaudiu as atividades. “Ótimo! Este projeto é muito interessante não só para a comunidade em si, mas principalmente para as crianças. Elas precisam de cultura para ocupar o tempo ocioso”, elogiou a secretária Luciane Rocha. “Uma maravilha! Já vi várias edições e adoro. Minha filha mora aqui em Prata dos Aredes e assim que ela me avisou, resolvi vir”, destacou a dona de casa Helena Almeida.

Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, sob a coordenação dos professores Ayrton Rebello e Adalgisa de Carvalho, o Cultura nos Bairros tem por objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados do centro, sempre nas tardes de domingo, abrindo oportunidade também para os artistas locais. Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros completou um ano em junho. Dezoito comunidades foram visitadas no ano passado e, este ano, a equipe já esteve nas localidades de Santa Cecília, Granja Guarani, Salaco, Araras, Vargem Grande, Pimentel, Canoas, Pinheiros, Água Quente, Pessegueiros, Quinta Lebrão e Prata dos Aredes. A próxima edição está marcada para 19 de setembro, na Vila Muqui.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui