Teresópolis toda na Internet

 

 

Árvores da Reta vão para Casa de Cultura

Replantio após tratamento e poda

Árvore que estava na Avenida Lúcio Meira é replantada na Casa de Cultura - Foto: AsComTeresópolis, 14/09/2010 - A Casa de Cultura Adolpho Bloch recebeu, nesta segunda-feira, 13 de setembro, as árvores resedás que estavam na Avenida Lúcio Meira. Durante o primeiro trecho de obras de revitalização, as árvores foram remanejadas para o horto municipal e passaram por tratamento e poda. Na avenida, serão plantadas mudas de árvores nativas, como ipês, quaresmas e palmitos juçara. Cinco funcionários da Subsecretaria de Parques e Jardins e uma retroescavadeira participaram da operação.

“As árvores estavam com uma praga chamada fulmagina. Nós tratamos e fizemos uma poda radical, para então replantá-las no entorno da Casa de Cultura. Todas as árvores que foram remanejadas serão plantadas. Resedás são floridos e brotam rápido. Acredito que em outubro ou novembro elas já estejam brotando”, explicou a paisagista e Subsecretaria de Parques e Jardins, Alessandra Amiúna.

Ao todo, o projeto de revitalização da Lúcio Meira visa plantar mais 30 árvores ao longo do trecho contemplado, que vai da Rua José Correa da Silva Junior à Avenida J.J. de Araújo Regadas. As primeiras intervenções na Avenida Lúcio Meira começaram na última semana. Nesta primeira etapa, as intervenções estão voltadas para a reformulação do canteiro central, com a troca do piso, sem atrapalhar o trânsito, já que as pistas estão liberadas.

Melhorias na Avenida Lúcio Meira

O trecho de 800 metros da Avenida Lúcio Meira terá o piso trocado, o estacionamento movido do canteiro central para ao lado direito das calçadas, cruzamentos em borracha sintética, faixa de pedestres em piso elevado, instalação de pontos de ônibus padronizados e com iluminação, entre outras melhorias. A cada 30 metros serão instalados postes de luz com 18 metros de altura e com focos de iluminação em dois níveis: um no topo e outro abaixo das copas das árvores. Serão instalados 25 postes ao longo dos 800 metros da avenida revitalizada.

Tendo como prioridade o pedestre, a reforma da Avenida Lúcio Meira tem foco também no embelezamento do centro urbano, na acessibilidade para portadores de necessidades especiais, em melhores condições para os usuários de ônibus e também nos motoristas, que contarão com duas pistas de rolamento livres e baias de estacionamento rotativo, tanto para carros quanto para motocicletas.

As intervenções desta primeira etapa da obra têm previsão de duração de 90 dias, contam com recursos do PADEM e contrapartida financeira do município. "O nosso compromisso é caminhar para uma cidade melhor para vivermos, transitarmos e convivermos. Já temos projetos em andamento de transporte coletivo e mobilidade urbana para priorizar as pessoas. Iniciaremos as obras na Av. Lúcio Meira porque entendemos que neste trecho circula o maior fluxo de pessoas, mas o nosso objetivo é realizar o mesmo trabalho em toda extensão da Reta e já temos projetos para isso”, afirmou o Prefeito Jorge Mario. Segundo ele, “os obstáculos que se encontram nas vias serão retirados e o canteiro central será repaginado para dar mais harmonia à Reta”.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui