Teresópolis toda na Internet

 

 

Dedo de Deus em Festival na Áustria

Documentário será exibido no próximo mês

Teresópolis, 14/09/2010 - Gravado em Teresópolis, o filme "Caminho Teixeira" foi selecionado para no 22nd International Mountain & Adventure Film Festival Graz, que ocorre no próximo mês, na Áustria. Patrocinado pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura, o documentário tem cerca de 15 minutos de duração.

A película virou a atração principal da 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, realizada em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro. A produção aguarda também a confirmação para participar dos festivais internacionais de filmes de montanha Kendall e Banff.

O documentário, que mostra a conquista do Dedo de Deus, maior cartão postal de Teresópolis e um dos principais do Brasil, foi produzido pela 9d Produções em abril de 2009, em preto e branco, e faz uma retrospectiva da conquista da famosa montanha, feita por cinco moradores de Teresópolis, em 1912. “Além de resgatar esse histórico episódio para o montanhismo brasileiro, o filme explora uma parte importante da história de Teresópolis, o que está possibilitando a divulgação da cidade por todo o país e até no exterior. No ano passado, o filme foi umas das sensações da 9ª Mostra de Montanha e agora alça vôos ainda mais altos, o que certamente trará benefícios diretos e indiretos para Teresópolis”, comemora o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Para quem ainda não assistiu o título, “Caminho Teixeira” fala da via conquistada por cinco jovens brasileiros na face Norte do Dedo de Deus, em 8 de abril de 1912. Na ocasião, Raul Carneiro, José Teixeira Guimarães, Alexandre de Oliveira, Américo de Oliveira e Acácio de Oliveira mal sabiam o que era montanhismo ou escalada, mas isso não os impediu de partirem em direção à montanha.

“O mais interessante é que a decisão dos brasileiros em escalar o Dedo de Deus partiu de uma espécie de desafio proposto, sem querer, por um grupo de experientes alpinistas estrangeiros. Após tentativa e desistência, os alpinistas concluíram que, se eles não haviam conseguido, a empreitada seria, então, impossível”, conta o diretor do curta-metragem, Alexandre Diniz, relembrando a pesquisa que originou o roteiro do filme. “Eles só não contavam que o caçador Raul Carneiro, que havia servido de guia para os estrangeiros, ouvisse o desabafo dos alpinistas e tomasse aquilo como um desafio”, acrescenta.

Além da curiosa história, o documentário conta com detalhes toda a preparação para a escalada e a subida, terminando com os cinco brasileiros no cume da montanha. Muito aplaudido no Banf 2009, no Rio de Janeiro, o filme “Caminho Teixeira” será exibido em outubro, na abertura do Festival de Cinema de Montanha de Teresópolis.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui