Teresópolis toda na Internet

 

 

Destaque na Educação em Teresópolis

Cia José Francisco Lippi entre as 6 melhores

Colégio comemorou resultado no desfile de 7 de setembro - Clique para ampliar - Foto: Portal TerêTeresópolis, 14/09/2010 - Depois de superar as projeções do Ministério da Educação (MEC), conquistando a primeira colocação entre os municípios da região serrana, e o quarto lugar no estado do Rio de Janeiro no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Teresópolis ganha mais um importante motivo para comemorar: o CIA José Francisco Lippi, localizado em Venda Nova, no 3º Distrito, ficou entre as seis melhores escolas no estado do Rio de Janeiro ao concorrer ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar 2010.

Uma iniciativa conjunta do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), da Unesco e da Fundação Roberto Marinho, o prêmio, criado em 1998, destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

“Com esta colocação no prêmio nacional, Teresópolis torna-se cada vez mais referência na Educação. O curso técnico de agropecuária do CIA José Francisco Lippi é o único existente na cidade e nós sabemos da demanda em outras áreas, por isso, buscamos parcerias e conseguimos trazer os cursos do PlanSeQ Turismo e Carnaval, além do ProJovem”, enfatizou a Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn.

A Diretora da instituição, Marlene Cupertino, comentou sobre a participação no concurso. “Cada escola enviou um dossiê contendo, além de uma série de exigências específicas, toda uma descrição documentada das principais ações práticas, incluindo evidências de cada um dos questionamentos. Nos sentimos muito honrados e felizes por essa premiação, pois é o reconhecimento de todo um trabalho de equipe realizado com empenho e carinho”, destacou Marlene Cupertino. A diretora frisou ainda que o centro de ensino busca disponibilizar para os professores e os 1.035 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Curso Técnico de Agropecuária materiais didáticos e pedagógicos que auxiliem no processo de aprendizagem.

Atualmente, a escola dispõe de equipamentos de multimídia, instrumentos musicais, materiais esportivos, equipamentos didáticos, paradidáticos, coleções, periódicos e literatura em geral, equipamentos e materiais para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa na área de química e física. No CIA Francisco Lippi são desenvolvidos projetos de horta escolar, estufa de hidroponia, fruticultura, estufa de produção de mudas de hortaliças, orquidário e plantas ornamentais.

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar visa contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de auto-avaliação de seu processo de gestão e para destacar e disseminar as experiências de referência na área. Uma gestão escolar de qualidade é pré-condição para alcançar as cinco grandes metas educacionais, até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.

Educação: Teresópolis na frente

O Governo Jorge Mario tem obtido excelentes resultados em todos os segmentos, especialmente na Educação. Superando as projeções do Ministério da Educação (MEC), Teresópolis conquistou recentemente a primeira colocação entre os municípios da região serrana, e o quarto lugar no estado do Rio de Janeiro no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O índice foi criado pelo MEC para medir a qualidade do ensino das escolas públicas, colocou Teresópolis na frente da média do país.


Com média de 5.4 pontos, Teresópolis superou os estudos do MEC, que previam apenas para 2015 a nota 5.3 para o desempenho das escolas públicas municipais da cidade. A média nacional ficou em 4.6; a da região sudeste fechou em 5.3; e o estado do Rio de Janeiro tirou nota 4.7.

Cinco escolas municipais de Teresópolis ficaram no ranking das 100 melhores escolas do estado do Rio de Janeiro. No primeiro segmento (1º ao 5º ano), as melhores colocadas foram as escolas Maçom Lino Oroña Lema, Pastor Assis Cabral e Profª Alice Saldanha. Nas séries finais (6º ao 9º ano), a Escola Municipal Ginda Bloch e o Centro Educacional N. S. de Fátima também obtiveram uma pontuação que as destacou entre as melhores do estado. A meta do Governo Federal é que em 2022 as escolas brasileiras alcancem nota seis, que é a média educacional dos países desenvolvidos.

O Ideb foi criado em 2005 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. No indicador estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui