Teresópolis toda na Internet

 

 

Educação Integral em Teresópolis

Formação do MEC para ampliar horário das escolas

Secretária de Educação Magali Tayt-Sohn lembra que a Educação Integral é um dos compromissos de gestão do Prefeito Jorge Mario - Foto: Marcelo FerreiraTeresópolis, 09/09/2010 - Visando a implementação do Programa Mais Educação, do Governo Federal, em escolas da Rede Municipal de Ensino, na semana passada, a Secretaria de Educação de Teresópolis, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e o Ministério da Educação (MEC), ofereceu três dias de formação sobre a política indutora da Educação Integral no município.

Com a participação do professor João Alberto Lima, consultor da Secad/MEC, e da professora Ana Lúcia Sanches, coordenadora do Mais Educação da cidade de Diadema/SP, diretores, orientadores pedagógicos, professores comunitários e a própria equipe da Secretaria Municipal de Educação tiveram a oportunidade de acessar informações relevantes a respeito do programa que trará a perspectiva de formação integral a 19 unidades da Rede Municipal.Professor João Alberto Lima explica o Programa Mais Educação - Foto: Marcelo Ferreira

No primeiro dia, os professores João Alberto e Ana Lúcia Sanches passaram aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação a experiência bem sucedida do Programa Mais Educação no município de Diadema, em São Paulo, implantado há quase três anos.

O projeto de educação integral atende crianças de 6 e 7 anos, ampliando o tempo de aprendizagem dos alunos de quatro para sete horas diárias, sendo quatro horas de ensino regular, e três com atividades culturais, esportivas, ambientais e de lazer, sempre mantendo conexão pedagógica com o conteúdo dado em sala de aula.

“O programa Mais Educação visa igualar o patamar de educação das redes públicas, equilibrando o seu ensino com o da rede privada”, explicou o professor João Alberto Lima, acrescentando que “entre as metas do programa estão a diminuição da evasão de alunos, tornando as escolas mais atraentes; o trabalho das múltiplas dimensões do ser, além da cognitiva; e a formação de seres coletivos, sociais e ecológicos, aumentando o diálogo formativo e visando o aperfeiçoamento do cidadão completo”.

No segundo dia de formação, o Programa Mais Educação foi apresentado como política indutora da Educação Integral no país, fornecendo nesta etapa informações importantes para a consolidação desta política em Teresópolis, garantindo seu sucesso e criando condições para ampliação em outras unidades de ensino.

“A formação em tempo integral é um dos compromissos de gestão do Prefeito Jorge Mario”, lembrou a Secretaria Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, destacando que a primeira unidade a adotar a política de formação integral em Teresópolis, em 2009, foi a Escola Municipal Acliméa Nascimento, em São Pedro, sob o empenho da atual administração municipal.

Ainda no segundo dia à tarde, o encontro foi com os professores comunitários (os coordenadores internos de cada escola), diretores e orientadores pedagógicos. Nesta etapa, foram esclarecidas as dúvidas mais freqüentes com foco na parte operacional do programa, já que algumas escolas não dispõem de espaço físico para a realização das atividades. Para isso, será trabalhado o conceito de Cidade Educadora, em parcerias com os clubes, associações e igrejas.

No último dia de formação, foi a vez do encontro com os candidatos a monitores pré-selecionados pelas unidades escolares. Além de uma visão geral do programa, foi ressaltado que o Mais Educação não deve e não pode ser um apêndice da escola ou apenas oficinas alegres e diferentes que os alunos gostam de participar, sem fazer parte do currículo de aprendizado. Pelo contrário, o programa será uma continuidade dos horários escolares, articulando o currículo com novas metodologias, tempos e espaços. A articulação pedagógica entre o que é ensinado nas aulas do núcleo comum com as oficinas do Programa Mais Educação deve ser o ponto alto do planejamento. Por isso, cada unidade contará com um professor/articulador, ligando as experiências da sala de aula com as oficinas.

A Secretária de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, fez questão de salientar que este é um momento histórico na Educação de Teresópolis, onde um sonho se torna realidade. “A Educação em período integral é um sonho para qualquer profissional comprometido com a área. Estamos muito felizes por estar presente quando este sonho efetivamente se transformará em realidade”, comemorou a Secretária.

A professora Carla Rabello Ferreira, chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, ressaltou que a merenda escolar será toda reestruturada. “Vamos ter um cardápio especial para as unidades de ensino participantes do Programa Mais Educação, já que as crianças ficarão na escola por cerca de sete horas diárias”, salientou Carla. Segundo ela, a Viação Dedo de Deus vai formatar os cartões de ônibus com os novos horários para os alunos da rede municipal. “Vamos ter muitas oficinas interessantes, como hip-hop, percussão, banda fanfarra, rádio e jornal escolar, fotografia e leitura, além de reforço em Língua Portuguesa e Matemática” concluiu.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui