Teresópolis toda na Internet

 

 

Jornada de Iniciação Científica

Confira a programação no Unifeso

Teresópolis, 09/09/2010 - Nos dias 17 e 18 de setembro acontece a Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (JOPIC) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), promovida pela Diretoria de Pesquisa e Programas (DPP) e por toda a área acadêmica.

O evento é voltado aos professores, estudantes e funcionários que participam de projetos do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) da Instituição, e tem o intuito de discutir, subsidiar e enriquecer o desenvolvimento destes trabalhos.

Entre os objetivos da Jornada, estão a promoção e incentivo à cultura de pesquisa, o estímulo a produção acadêmica e aprimoramento da formação de profissionais e estudantes do UNIFESO.

No evento, serão formados pequenos grupos de trabalho organizados por Linhas de Pesquisa. Cada grupo terá sua investigação submetida à apreciação de consultores, numa atividade que busca a troca de experiências e o enriquecimento mútuo.

Incentivo à iniciação científica

O PICPE é um mecanismo institucional de apoio e de fomento à pesquisa e à extensão no UNIFESO, através de projetos propostos por docentes ou por funcionários técnico-administrativos, possibilitando a inserção dos estudantes na iniciação científica mediante processo seletivo. A Instituição investe recursos próprios na concessão de bolsas a docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes que pretendam desenvolver projetos vinculados às linhas de pesquisa institucionais.

Programação

Na sexta-feira, dia 17, o evento começa às 19h30, com a Sessão Solene de Abertura no auditório Omar Magalhães, no Campus Sede. Logo depois será a entrega do Prêmio UNIFESO de Incentivo à Produtividade Acadêmica - 2010. Em seguida acontecerá a conferência “A Pesquisa no Ensino Superior”, ministrada pelo professor Jésus de Alvarenga Bastos.

Já no sábado, dia 18, a programação começa mais cedo, às 8h, com a apresentação e discussão das pesquisas do PICPE 2010 e a formação de grupos de trabalho coordenados por consultores convidados. Finalizando o evento, às 11h45, será promovida uma mesa-redonda para a “Avaliação do Estágio de Desenvolvimento da Pesquisa e da Iniciação Científica no UNIFESO”.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui