Teresópolis toda na Internet

 

 

Facebook apoia Maratona de Programação em Teresópolis

Unifeso sedia etapa regional do eventoMaratona de Programação em 2009 - Foto: Arquivo UNIFESO

Teresópolis, 09/09/2010 - O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) sediará no dia 18 de setembro a etapa regional da Maratona Nacional de Programação. A novidade deste ano é o patrocínio da empresa Facebook.

“Representantes dos Estados Unidos procuraram nossa Instituição para negociar o apoio ao evento”, contou o professor João Fernando Diniz Falcão, coordenador do curso de Ciência da Computação. A expectativa é receber neste ano 150 competidores no UNIFESO - a segunda maior sede regional do país, com um número de inscritos menor apenas do que a capital paulista.

Nesta etapa, a Instituição concentrará equipes de todo o Estado do Rio de Janeiro na busca da classificação para a seletiva nacional, prevista para novembro. “Para a Maratona de 2012 a ideia é que sejamos também a sede da fase nacional”, revelou o professor João Falcão, ressaltando o objetivo de promover a interação do curso com outras instituições. “Ao participar de um evento como este o aluno percebe a capacidade que ele tem para competir, e o tamanho da qualificação e do conhecimento que ele já adquiriu durante a graduação”, acrescentou.

Os estudantes do UNIFESO vão concorrer com três times. E o qualificado corpo docente também está empenhado no evento, que conta com a organização e coordenação dos professores João Falcão, Júlio César, Rafael Monteiro, Alexandre Costa, entre outros que atuarão como juízes da competição.

A programação

O dia vai começar com o aquecimento dos participantes, às 9h. Em seguida, às 10h, acontece a palestra “Oportunidades de trabalho no Facebook” com Guilherme de Napoli, representante da empresa, na sala de Multimídia do prédio Afif Georges Farah, no Campus Sede, com entrada aberta ao público. Logo depois os participantes vão se concentrar na quadra do Centro Educacional Serra dos Órgãos, onde se iniciará a Maratona.

Sobre a Maratona

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que está na sua 15ª edição. Desde 2006 o evento é realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas, e a cada ano os alunos participantes têm sido mais valorizados por grandes empresas da área. A prova disto é o interesse da empresa Facebook em descobrir novos talentos, prestando um apoio inédito ao evento deste ano.

A competição promove nos alunos da área de computação a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times são compostos por três alunos e um reserva, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui