Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis conquista apoio da Alemanha

Governo alemão visitou a cidadeRepresentantes do Governo da Alemanha e do Ministério do Meio Ambiente brasileiro apreciam a vista da unidade de conservação - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 09/09/2010 - Representantes do Ministério do Meio Ambiente alemão, do Ministério do Meio Ambiente brasileiro e do FunBio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) estiveram na cidade, nesta quinta-feira, 2, para visitar o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

O Governo Alemão doou recursos financeiros ao FunBio para projetos voltados à preservação e recuperação da Mata Atlântica, e uma das iniciativas escolhidas para receber apoio foi a criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que completou um ano de existência em julho.Paulo Sérgio Bandeira, Chefe do Parque Municipal, guia a visita dos representantes da FunBio, do Governo Alemão e do Ministério do Meio Ambiente brasileiro à reserva florestal - Foto: Marco Esteves

“Seguindo a orientação do Prefeito Jorge Mario de buscar parcerias para a realização de projetos, conseguimos o apoio do Governo Alemão e da FunBio para a criação do nosso parque. A cooperação Brasil-Alemanha era realizada diretamente entre os governos federais. Teresópolis foi o primeiro município do país a conseguir essa parceria. Essa visita é importante porque tanto os alemães quanto os representantes do MMA brasileiro têm a oportunidade de constatar que os recursos foram bem aplicados. Isso pode abrir portas para novos convênios para Teresópolis e para outras cidades do Brasil que estejam na região da Mata Atlântica”, destacou Flavio Castro, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

O grupo foi recepcionado na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, pelo Assessor Raimundo Lopes e pelo Coordenador do Parque, Paulo Sérgio Bandeira. Em seguida, todos se encaminharam à reserva ambiental para conhecer de perto os frutos da parceria firmada com a Prefeitura de Teresópolis.

Ingrid Prem, Coordenadora do projeto Proteção da Mata Atlântica II, da Cooperação Técnica Alemã, Axel Benemann, do Ministério do Meio Ambiente Alemão, e Juerjen Ker, do Banco de Desenvolvimento da Alemanha, falaram da expectativa de conhecer o Parque, já que toda ação de preservação da Mata Atlântica é extremamente relevante. “Viemos diretamente da Alemanha para conhecermos o Parque Municipal e estamos muito satisfeitos com o trabalho que está sendo feito aqui”, avaliou Ingrid Prem.

João Medeiros, diretor do Programa Mata Atlântica, gerido pelo Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente brasileiro, elogiou a iniciativa do Governo Jorge Mario de criar o Parque Municipal. “Esta ação da Prefeitura de Teresópolis é louvável. Temos uma linha dentro do Programa Mata Atlântica voltada para o incentivo aos municípios na criação de reservas florestais. A nossa intenção é ampliar as formas de preservação e de gestão adequada do espaço protegido, como a colaboração na elaboração do plano de manejo, por exemplo”, comentou o diretor.

Aplicação dos recursos

Em dezembro de 2009, o Funbio recebeu do Banco de Desenvolvimento da Alemanha uma doação de 6,5 milhões de euros. Os recursos foram destinados ao Fundo de Conservação da Mata Atlântica, criado em 2008 para apoiar projetos de proteção do bioma, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Parte desses recursos foi destinada ao fortalecimento de áreas protegidas federais e estaduais.

O Fundo também apoiou a criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, com a doação de 90 mil dólares, que foram investidos na produção da identidade visual, como as placas indicativas instaladas no Parque; na aquisição de equipamentos de trabalho, como GPS, rádios de comunicação, computadores e binóculos; na aquisição de imagens de satélite da área do Parque para fins de delimitação; contratação de serviços para mapeamento do solo e levantamento ecológico rápido para a identificação da vegetação e das espécies existentes na área.

Maior parque municipal do estado

Criado em julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ocupa uma área com cerca de cinco mil hectares e abrange as proximidades dos bairros Salaco, Posse, Granja Florestal, Campo Grande e vizinhança. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto. Considerado o maior parque ambiental municipal do estado do Rio de Janeiro, possui uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga, além de uma área rica em fauna e flora nativas da mata atlântica e várias nascentes.

O Parque possui trilhas para caminhadas ecológicas. O local é aberto para visitação diária, das 9h às 17h. Escolas públicas e privadas podem marcar passeios guiados, onde técnicos e biólogos da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil dirigem a visitação e dão orientações sobre educação ambiental. Para agendar, basta ligar para 3641.5870. A Secretaria alerta para que os visitantes levem água, protetor solar, estejam com roupas leves e tênis e recomenda ainda que as pessoas recolham eventuais resíduos. Há no Parque um ponto de coleta seletiva.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui