Teresópolis toda na Internet

 

 

Profissionais de turismo formados

1ª turma do PlanSeQ em Teresópolis

Formandos recebem diplomas - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 03/09/2010 - Foi realizada na noite da última quarta-feira, 1º de setembro, na Inesquecível Casa de Festas, a formatura da primeira turma do PlanSeQ Turismo – Plano Setorial de Qualificação Profissional, em Teresópolis.

O Planseq é um projeto de inserção profissional do Ministério do Trabalho e Emprego para os beneficiários do programa Bolsa Família. A cerimônia contou com as presenças do Prefeito Jorge Mario, dos Secretários de Turismo, Michel Al Odeh, de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, do Coordenador Geral do PlanseQ Turismo, Valdir Roberto da Silva, e da Coordenadora de Pólo (Teresópolis, Carmo e Sumidouro), Janaína Mendes.

Prefeito Jorge Mario discursa na festa de formatura do Planseq Turismo - Foto: Roberto FerreiraCerca de 500 pessoas, entre amigos e familiares, prestigiaram a festa para comemorar junto com os 380 formandos a entrega dos diplomas. Os cursos oferecidos pelo Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional foram de arrumadeira, camareira e recepcionista de hotel; confeiteiro; auxiliar de garçom; orientador turístico; cozinheiro; operador de telemarketing; e pizzaiolo.

O PlanSeQ Turismo prevê a integração com o SINE e com empresas da região visando firmar parcerias e utilizando seus cadastros e estrutura como suporte para a inserção dos trabalhadores no Setor Turístico. Teresópolis foi contemplada com o programa graças à articulação do Prefeito Jorge Mario junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Com o objetivo de formar trabalhadores das regiões brasileiras onde o turismo exerce forte impacto na economia local, o Planseq Turismo tem como meta capacitar jovens e adultos que não tiveram oportunidades de acesso à educação profissional. Também busca oferecer oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional em um dos setores que mais gera emprego: o turismo. Uma vitória que beneficiará a população e a economia local. Nestas regiões, o turismo tem influenciado a absorção da força de trabalho, pois envolve, além da hospitalidade e da gastronomia, os setores comercial e de serviços. Por conta de estarem em crescimento, são ocupações que demandam trabalhadores qualificados por conta da necessidade de emprego local.

“Desde o início do governo este sempre foi um compromisso meu, de qualificar mão de obra e trazer o ensino técnico profissionalizante para o nosso município. O objetivo é oferecer a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional favorecendo o ingresso e a permanência dos participantes no mercado de trabalho. Além de dar a possibilidade do primeiro emprego, que é a dignidade maior que um indivíduo precisa, poder também agregar mais renda àquela família e oportunizar uma distribuição de riquezas mais equilibrada para Teresópolis”, declarou o Prefeito, que aproveitou para salientar o excelente relacionamento do governo municipal junto à esfera federal para que a cidade fosse escolhida para receber o projeto.

O Secretário Municipal de Trabalho e Emprego, Marcos Ferreira dos Santos, comemorou mais uma vitória do Governo junto à população. “Esta tem sido uma semana especial, de muitas comemorações para Teresópolis. Com o lançamento do ProJovem Trabalhador (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), a abertura da 2ª turma do PlanSeq Carnaval e hoje a formatura de 380 jovens trabalhadores, formados pelo PlanseQ Turismo. Temos muito o que festejar”, vibrou o Secretário.

Para Michel Al Odeh, Secretário de Turismo, o momento é histórico e propício para o municipio, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas se aproximando. “Fico muito feliz em participar dessa festa porque acredito que capacitação e planejamento são sempre importantes para a nossa vida em qualquer área. É preciso persistência para nos fazer vencedores e o nosso crescimento depende do que colocamos na mente e no coração”, avaliou Michel Al Odeh.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui