Teresópolis toda na Internet

 

 

Festival Municipal de Animação

Alunos participaram do 1º Anima Terê

Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 02/09/2010 - Acostumado a ser palco das mais diversas competições esportivas, o ginásio Pedrão viveu momentos bem diferentes na última terça, 31, e na quarta-feira, 1º de setembro. A Prefeitura Municipal de Teresópolis, através do Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, realizou o 1º Anima Terê, Festival de Animação de Teresópolis.

Através de oficinas de massa de modelar, desenho animado, tabuleiro de areia e pixelation (animação quadro-a-quadro feita com pessoas imitando bonecos), alunos dos 5º e 6º anos da Rede Municipal de Ensino tiveram a oportunidade de utilizar a linguagem de animação como meio e mediação na construção de uma proposta interdisciplinar de trabalho pedagógico, viabilizando novas possibilidades de aprendizagem.

Foto: Roberto FerreiraSegundo a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, o Festival deste ano foi ainda uma experimentação, uma forma de proporcionar novos espaços para a aprendizagem, além da sala de aula. Outra proposta foi a de estimular a criatividade através da construção de narrativas a partir da utilização da linguagem visual, oral, escrita, corporal e informática.

“O Anima Terê pretende promover a articulação entre as linguagens visual, corporal e as contribuições da informática nos processos de construção do conhecimento e da criação artística”, explicou a Secretária. Magali Tayt-Sohn também pretende dar prosseguimento ao projeto, tentando parceiras e uma maior projeção para o próximo ano.

Durante dois dias, o Festival ampliou o conhecimento dos professores e alunos sobre tecnologia como ferramenta de trabalho pedagógico, e estimulou o trabalho em grupo, exercitando a parceria e a sociabilidade. “Com a chegada dos laboratórios de informática do Proinfo, novos ambientes estão sendo criados nas escolas. Nestes espaços são utilizados o ambiente linux, onde usa-se o software de animação Muam”, explica a professora Ana Geanette Fahur, Chefe do Serviço de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação. “Utilizar a tecnologia como mediador da aprendizagem, e proporcionar aos professores e alunos a experiência de criar suas próprias animações, estimulando novos talentos e possibilitando inverter o papel passivo diante das animações foi uma das metas pretendidas e alcançadas durante o Anima Terê”, afirmou Geanette.

Com o ginásio dividido em ilhas onde funcionaram as diferentes oficinas, cerca de 1.500 alunos de 50 escolas da Rede Municipal de Educação puderam criar seus próprios projetos nas oficinas de massa de modelar, desenho animado, tabuleiro de areia e pixelation. Animada com a quebra da rotina do aprendizado em sala de aula, Bárbara Lopes, do sexto ano fundamental, vibrava ao utilizar indumentárias coloridas na oficina de pixelation. “Estou me sentindo uma atriz de novela”, ria a aluna interpretando sua personagem. “Assim dá gosto de estudar na minha escola, porque tem sempre uma novidade para a gente aprender”, comemorou Bárbara.

Segundo Ana Geanette, com a realização do Festival Anima Terê, espera-se que as unidades escolares participantes possam aprimorar o que foi aprendido nas oficinas e produzir curtas de animação para o II Criacine, previsto para acontecer em novembro de 2010.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui